Entre os dias 2 e 9 de julho, vai acontecer o 180 Creative Camp – uma academia de 8 dias, que acontece em Abrantes.

Este é um evento anual no qual uma comunidade criativa se junta durante uma semana e desfruta de uma programação sob o tema Colaborações Criativas nas Media Arts.

Os participantes têm a oportunidade de trabalhar com artistas de diferentes áreas criativas como design gráfico, arquitetura, arte, música, vídeo, fotografia, ilustração ou instalação.

Esta é uma iniciativa que existe desde 2012 e que funciona como uma plataforma de partilha, aprendizagem e criação entre pessoas de diferentes nacionalidades. Por isso, o objetivo é que se desenvolva um ambiente propício à criação, com atividades, workshops, conversas e projetos de intervenção no espaço urbano. Para além disso, pretende-se que se fomente o diálogo entre artistas e criativos com um percurso relevante e jovens que estejam a dar os seus primeiros passos.

Uma das razões para a escolha de Abrantes como local de acolhimento é o facto de ser uma cidade central, mas suficientemente remota. Isto permite que os participantes fiquem livres de distrações para se puderem envolver totalmente no evento, criando um ambiente favorável à criação artística.

Outra característica marcante deste evento é a sua aposta em momentos de programação abertos a toda a população para que se sintam totalmente integrados no evento.

A programação divide-se em três áreas:

Academia

Funciona como um laboratório de experimentação com os artistas convidados, de forma a desenvolver um projeto.

Fábrica

Oportunidade para artistas desenvolverem um projeto de intervenção de e para Abrantes.

Festival

Momentos de ligação entre os participantes e a cidade através de concertos, sessões de cinema ou conversas.

Já não existem bilhetes disponíveis, mas é possível participar nestes momentos abertos à comunidade. Podem ver aqui mais detalhes sobre o evento e programação.

180 Creative Camp

180 Creative Camp