A edição de Maio de 2018 da Revista Gerador, com o tema Olhó Gajo, nasceu de uma parceria muito especial com a ESAD das Caldas da Rainha, uma das escolas artísticas referência em Portugal.

Em 2017 lançámos o desafio às turmas de design gráfico da escola de imaginarem como seria esta edição de MaioMais de 20 propostas depois, escolhemos um grupo de 5 magníficas designers que criaram esta maravilhosa edição: a Catarina Gaspar, a Inês Figueiredo, a Mafalda Santos, a Marta Fróis e a Sara Abrantes.

Curiosos para descobrir do que falamos, afinal, neste número?

Olhó Gajo é um exercício de espreitar por um canudo e olhar mais de perto aqueles que normalmente são ‘os outros’. No Café Central, uma conversa entre dois autores da cultura portuguesa, juntámos Maximino, um dos últimos projecionistas portugueses e Cristina, uma das últimas ponto de teatro, numa conversa sobre o desconhecido e sobre as descobertas destas profissões em vias de extinção.

Fomos até Moura conhecer a comunidade cigana mais antiga de Portugal e até Belmonte descobrir a judiaria. Com tanta vontade de olhar lá para fora, ainda pedimos às nossas autoridades locais em Londres e Macau que nos falassem de autores estrangeirados naquelas terras.

Curioso?

O melhor mesmo é pedires a tua aqui :-)

Créditos – Foto por Filipa Pederneira