Vai ter início a 6 de abril, o ciclo de cinema As Imagens Reencontradas, até ao dia 25 de Maio, sempre às quintas-feiras, pelas 18h30, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa.

Esta sessão está incluída na iniciativa de levar à comunidade académica os principais momentos da História do Cinema. A curadoria destas sessões é da responsabilidade de Tiago J. Silva (estagiário no Núcleo de Programação Cultural da Reitoria da UL).

Os convidados que farão uma breve apresentação do filme: 

António M. Feijó, Clara Rowland, Fernando Guerreiro, Ivo Canelas, Mário Jorge Torres, Simão Valente e Tiago J. Silva.

Importa ainda dizer que cada um destes convidados foi o autor da escolha do filme cumprindo, logicamente, o tema das sessões.

Os filmes:

6 de Abril – Senso, de Luchino Visconti –  Apresentado por Tiago J.Silva

Este filme, de 1954, conta a história da condessa Livia Serpieri e o tenente Franz Mahler, nos tempos da ocupação austríaca em terras italianas. Vê mais aqui.

20 de Abril – Rio bravo, de Howard Hawks – Apresentado por Mário Jorge Torres

Este é um filme de 1959, onde o xerife John T.Chance prende o criminoso Joe Burdette e se vê obrigado a proteger a cadeia das mãos de Nathan, que quer libertar o irmão. Vê mais aqui.

27 de Abril – Halloween, de John Carpenter – Apresentado por Fernando Guerreiro

Filme de 1978, que conta o regresso do assassino a Haddonfield, na noite de Halloween. Um dos filmes de terror mais marcantes na História do Cinema. Vê mais aqui.

4 de Maio – IL DIVO, de Paolo Sorrentino – Apresentado por Simão Valente

Um retrato do sistema, realizado em 2008, em que Toni Servillo representa os abusos de poder políticos e todos os crimes que giram à sua volta. Vê mais aqui.

11 de Maio – Ladri di biciclette, de Vittorio de Sica – Apresentado por Ivo Canelas

Um filme de 1948, em que Antonio Ricci procura a sua bicicleta roubada pela cidade de Roma, na esperança de a encontrar. Vê mais aqui.

18 de Maio – Madame de…, de Max Ophüls – Apresentado por Clara Rowland

Filme de 1953, Paris do século XIX, em que os vários enganos e infidelidades são testemunhados por um par de brincos. Vê mais aqui.

25 de Maio – Gloria, de John Cassavetes – Apresentado por António M. Feijó

Filme de 1980, que retrata a fuga de Gloria, em Nova Iorque, das mãos da máfia. Vê mais aqui.