A Birra da Cerveja, o festival que celebra a criatividade cervejeira portuguesa, arranca hoje, às 17h, e mantém a festa até dia 7 de julho. A Birra acontece no Palácio da Junta de Freguesia do Lumiar e este ano a entrada é gratuita para os Sócios Gerador.

Durante estes três dias de celebração da criatividade cervejeira podes contar com a presença de seis marcas de cerveja artesanal portuguesa, a Cerveja Chica, a Colossus Craft Brewery, a Cerveja D’Ourique, a Gallas Cerveja, a Cerveja Artesanal Uwaga e a Sacarrabos.

Faz ainda parte da programação um conjunto de atividades que querem promover, mais do que o consumo, a cultura cervejinica: workshops, showcookings, exposições, teatro, lançamentos ou música daquela que faz abanar a anca.

Neste primeiro dia de Birra podes contar com uma conversa dos Processos Coletivos a propósito da exposição ECO (da ideia à obra de arte), o lançamento da Revista Gerador de Julho com cheiro a verão e um showcooking com Flávia Furtado, entre peixinhos da horta e cerveja preta.

Nos restantes dias tens a oportunidade de assistir a um workshop de aromas e sabores para te ensinar a distinguir os principais estilos e defeitos cervejinicos, com ciência à mistura, com a bióloga Melissa Badrudin. Podes ainda ver a exposição permanente do Laboratório de Cerveja da Dois Corvos, que procura desmistificar o lado científico da cerveja ou um espetáculo de teatro da autoria dos alunos Faísca Gerador, projeto que dá formação gratuita a jovens de bairros prioritários de Lisboa. E a lista continua com uma série de iniciativas que podes ficar a conhecer ao pormenor aqui.

A entrada são 2€ e dá direito ao copo de vidro e a acesso livre a todas as iniciativas da programação. Os Sócios Gerador têm acesso a entrada livre, em qualquer um dos três dias. Basta, para isso, apresentar o Cartão de Sócio Gerador no quiosque da bilheteira.

O Gerador é parceiro da Birra da Cerveja
Foto de Andreia Mayer