De 16 a 20 de Maio a criatividade vai estar ao rubro com o Festival do Clube Criativos de Portugal (CCP).

O tema que guia o festival deste ano é Isto Não é Para Velhos e, como explica o Pedro Pires, Presidente do CCP, “vamos homenagear aqueles que há pelo menos 20 anos contribuem de forma definitiva para a nossa identidade colectiva, criativa e artística (…) Vamos homenagear o talento vivo como forma de garantir aquele que ainda não nasceu. Temos que ter a certeza que esses novos têm para onde olhar, com que pensar, com quem aprender.”.

O programa parte desta lógica, num ano em que o CCP celebra os seus jovens mas maduros 20 anos e desdobra-se, como sempre, em conferências, exposições e workshops mas também no novo mercado criativo que reúne criativos portugueses, que trabalham áreas como a moda, o design, a joalharia ou o artesanato numa pequena mostra com 30 expositores, em pleno Mercado de Santa Clara.

Os espaços onde as actividades decorrem são, este ano, também outros: o Mercado de Santa Clara, Pólo Cultural S. Vicente, a Messe dos Oficiais de Lisboa, o Clube Ferroviário, a Sala Atmosfera da ETIC e o Rive Rouge.

Aqui em baixo destacamos alguns dos momentos criativos que vais viver ao longo de 5 dias. E, já agora, ouvimos dizer que o Gerador também vai andar por lá ;-)

Dia 16
Conversa com Toni Segarra | 21h às 22h | Mercado de Santa Clara

O Mercado Santa Clara recebe o publicitário catalão Toni Segarra, considerado o melhor criativo do século XX, em Espanha. Começou por estudar Estudos Espanhóis porque, na sua cabeça, ia ser escritor. Mas o design acabou por raptar a sua atenção e aos 25 anos entrou para o mundo da publicidade. Desde 1985 já acumulou uma série de prémios num percurso que já é longo e marcado pela passagem por várias agências. A entrada para a conversa é livre.

Dia 17
Conversa A Conta do Bar | 21h30 às 22h | Mercado de Santa Clara

Jorge Colombo é ilustrador da revista The New Yorker onde, semanalmente, ilustra um bar nova-iorquino para a secção de crítica Bar Tab, publicada no website da revista. Nesta conversa exploram-se os bastidores do seu processo criativo. Inscrições aqui.

Mesa Quadrada – O Bom e Velho Cliché | 22h às 23h | Mercado de Santa Clara

Vários profissionais ligados à publicidade discutem quais são os clichés mais letais para as marcas e como podem combatê-los ou abraçá-los. Os oradores: Alexandre Montenegro, realizador e fundador da produtora Show O, fã incondicional do Batman e mentor do The Stupidest Shortiest Short Film Festival, Graça Martins, estratega n’O Escritório, criadora da marca Bainha de Copas e utilizadora de vernáculo, Isaac Afonso, ex-director de arte, designer e atualmente gestor da empresa The Lisboans e do restaurante Prado e Miguel Brito Gonçaves, ex-copy, ex-taberneiro e fundador da produtora WTS. Inscrições aqui.

Dia 18
Workshops Escola Gerador | 19h às 21h | Messe dos Oficiais de Lisboa

A Escola Gerador vai abrir ao público já neste mês de Maio. Em jeito de ante-estreia o Gerador vai estar no Festival CCP com 4 workshops onde terás, em 30 minutos, um cheirinho dos cursos da Escola Gerador: Planeamento e Produção de Eventos Culturais por Miguel Bica (18h), Programação de Espaço Cultural por Pedro Saavedra (18h45), Design Editorial por Sónia Rodrigues (19h30), Criatividade na Gestão Cultural por Tiago Sigorelho (20h15). A entrada é livre mas inscreve-te aqui.

Networks Night | 21h às 23h | Mercado de Santa Clara

Um debate entre alguns dos maiores nomes de agências multinacionais Jacques Séguéla, da Havas, Miguel Furones, da Publicis One e Siscu Molina da Omnicom. Entrada 10 eur, incrições para aqui. Sócios CCP não pagam e Sócios Gerador tem 15% de desconto.

Dia 19
Gala de Entrega dos Prémios | 20h30 | ETIC

A aguardada gala de entrega dos prémios acontece na ETIC. Começa com uma recepção a rigor, pelas 19h30 e segue noite dentro com a entrega dos prémios Young Lions, Prémios XX Festival CCP e Grande Prémio CCP. A noite é conduzida pelo apresentador João Manzarra.

Todos os dias
Exposições | 12h às 20h | Pólo Cultural S. Vicente
Exposição de Ilustração – Ilustra 33

Jorge Silva é o curador do Festival CCP para a ilustração e apresenta, este ano, a 6ª edição da Ilustra 33, uma montra do que de melhor se anda a fazer pela ilustração em Portugal.

A Conta do Bar – exposição do ilustrador Jorge Colombo

Jorge Colombo trabalha como ilustrador, fotógrafo e designer gráfico. Nasceu em Lisboa, em 1963, mas vive nos EUA desde 1989. Começou por desenhar a tinta e aguarela mas, desde 2009 que começou a criar, de forma regular, em iPhones e iPads. É presença regular em várias publicações americanas e europeias como The New Yorker, The New York Times, The Village Voice ou a portuguesa Granta. Foi o director gráfico do jornal O Independente e criou, ainda, nos anos 80 várias capas de livros e discos.

Nihilismo by Wasted Rita

Uma peça de luz criada pela artista urbana Wasted Rita.  

Isto é só um cheirinho. Não te esqueças de descobrir o programa completo do Festival CCP aqui.

O CCP é um parceiro do Cartão de Sócio Gerador. Os Sócios Gerador têm acesso a 15% de desconto em iniciativas do CCP que sejam de entrada paga e acesso gratuito a conferências pagas do Festival Clube Criativos. Sabe mais aqui.