Entre os dias 24 e 27 de outubro, decorrerá a 9ª Conferência Internacional Senses & Sensibility, sob o tema Design Beyond Borders, no Colégio dos Jesuítas do Funchal (ilha da Madeira). Este ano a UNIDCOM (Unidade de Investigação em Design e Comunicação do IADE-Universidade Europeia) alia-se ao Departamento de Arte e Design da Universidade da Madeira.

A 9ª edição da Senses & Sensibility, conferência bianual organizada pelo IADE – Universidade Europeia, tem como mote o papel do Design em áreas periféricas, a ser entendido quer em níveis geográficos quer em teóricos e práticos, bem como a interseção entre artesanato, Design e produção de arte em espaços insulares.

“Em tempos como os que enfrentamos atualmente, em que se pedem para serem construídos muros, intensificando os limites, como pode o Design melhorar o conhecimento transnacional, o intercâmbio de melhores práticas e promover uma riqueza comum?”. Esta é a pergunta subjacente à Conferência Internacional Senses & Sensibility que vai reunir investigadores de todo o mundo na ilha da Madeira.

Guy Julier – professor de Cultura do Design na Universidade de Brighton e investigador principal em Design Contemporâneo no Victoria&Albert Museum, no Reino Unido -, Thomas Pausz – criador de cenários construídos com materiais alternativos -, Nini Andrade Silva – designer de interiores distinguida com vários prémios pelo seu trabalho em hotéis de Design – e Teresa Franqueira – designer e professora da Universidade de Aveiro, investigadora sénior e membro do da Rede DESIS – Design para Inovação Social e Sustentabilidade -, são alguns dos investigadores de renome aguardados no Funchal.

Abraão Vicente – Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde -, e Godfrey Baldacchino – Professor de Sociologia da Universidade de Malta -, são os keynotes speakers da conferência Rizomas, um espaço de reflexão sobre a arte em espaços insulares no contexto da globalização e do aumento da mobilidade transnacional.

Paralelamente às conferências vão decorrer workshops com oradores internacionais e nacionais sobre novas perspetivas do design, com enfoque nas questões da sustentabilidade, inovação social, processos criativos e design thinking, design gráfico, design inclusivo, animação e, ainda, oportunidades para projetos de investigação em Design no âmbito de consórcios internacionais.

Para saberes mais carrega aqui.