Pode haver criatividade em tudo o que fazemos?

O ofício de Criatividade na Gestão Cultural pretende transmitir ideias sobre como gerir as diferentes dimensões de uma entidade cultural, aplicando as lógicas habituais da gestão empresarial, sempre com o toque de criatividade.

Quais são os objectivos deste ofício?

  • Entender quais são as variáveis mais pertinentes na gestão cultural.
  • Desenvolver uma estratégia global que possa servir de guia para os projectos a criar.
  • Identificar correctamente o público-alvo e a concorrência.
  • Desenvolver um plano de comunicação para as iniciativas de uma entidade.
  • Olhar para todas as dinâmicas de gestão de uma forma crítica e criativa.

Qual é o mapa das aulas?

Aula 1 | Começar do Zero 

Ter a capacidade de reavaliar com criatividade todos os processos que existem na gestão de uma entidade cultural. Descobrir inspirações de entidades criativas, independentemente da sua actividade.

Aula 2 | Estratégia

A estratégia é o passo mais crítico na gestão de uma entidade, por vezes desvalorizada pela pressão do tempo. Como criar mecanismos que ajudem a construir um estratégia clara e consequente?

Aula 3 | Público 

Saber para quem nos dirigimos é fundamental para podermos tomar decisões no dia-a-dia. É possível circunscrever quem são as pessoas para quem falamos? E que quantos tipos de públicos existem?

Aula 4 | Concorrência 

Há sempre outras entidades, mesmo na área cultural, que são concorrentes, que dividem a atenção do público. Quem são os nossos concorrentes? Como encontrar o lugar certo dentro do espaço em que actuamos?

Aula 5 | Comunicação 

Com tanta mensagem no ar, é cada vez mais difícil conseguirmos que a nossa comunicação seja eficaz. Como construir uma lógica para transmitir o que pretendemos? Que meios utilizar?

Aula 6 | Redes Sociais 

As redes sociais fazem parte da vida de qualquer entidade moderna e, naturalmente, de todas as culturais. Como desenvolver uma estratégia para a nossa presença nas redes sociais?

Aula 7 | Gestão da Equipa 

Motivar quem trabalha connosco e criar um bom ambiente de trabalho é meio caminho andado para se conseguir ter sucesso. Que técnicas podem ser utilizadas para atingir esses objectivos?

Aula 8 | Apoios e Patrocínios  

Há cada vez mais entidades, comerciais e institucionais, disponíveis para fazerem parte de projectos culturais. Como podemos montar um quadro de vantagens que atraia essas entidades?

Aula 9 | Finanças 

A gestão financeira pode revelar-se como uma área de extrema criatividade no dia-a-dia das entidades, nomeadamente das culturais. Como posso ser criativo neste campo que se diz tão chato?

Aula 10 | Visita  

A definir durante as aulas.

Quais as datas das aulas?

No dia 3 de Setembro de 2018 anunciamos as datas das aulas do Ofício Criatividade na Gestão Cultural.

Como é feita a avaliação?

Cada ofício tem um conjunto de 4 critérios claramente definidos. Dois desses critérios existem em todos os ofícios da Escola Gerador e outros dois são da responsabilidade de cada Prof.

Critérios Escola Gerador

Participação: Capacidade do estudante intervir de forma positiva, valorizando-se a proactividade. Vale 20% da nota final.

Criatividade: Capacidade de encontrar soluções originais para os desafios colocados. Vale 20% da nota final.

Critérios escolhidos pelo Prof

Personalização: Capacidade de adequar os conhecimentos ao seu próprio caso. Vale 40% da nota final.

Qualidade da resposta aos exercícios: Qualidade técnica dos exercícios elaborados em aula. Vale 20% da nota final.

De que forma são premiados os dois estudantes com melhor proveito?

Estágio de 2 meses no Gerador

Estágio de 2 meses em part-time, num formato a definir individualmente, com participação nos principais desafios da gestão diária.

Onde posso ver informação mais detalhada?

Aqui tens acesso a um pdf pronto para download com tudo o que importa sobre este ofício.

Aqui podes consultar o nosso regulamento.

Aqui sabes um pouco mais de quem é o teu Prof.

Aqui podes mandar-nos um mail com dúvidas, questões ou elogios.

 

Como me inscrevo?

É super simples, tens apenas dois passos:

Na Escola Gerador não há custo de inscrição ou de jóia, mas todos os estudantes têm que ser Sócios Gerador. Se já fores Sócio, basta inscreveres-te com o teu nome de Sócio. Se não fores Sócio, tens agora a oportunidade de entrar na família Gerador, basta adicionares aqui em baixo.

O Sócio Gerador tem direito à assinatura anual da Revista e a um conjunto de vantagens, descontos e experiências nos nossos parceiros seleccionados. Descobre toda a info em detalhe aqui. Ser Sócio Gerador custa 25 eur por ano, mais os portes de envio das revistas.

Com o Sócio Gerador resolvido, só precisas de adicionar o ofício aqui em baixo e preencheres os campos com o nome, morada, mail, número de telefone e fazer o pagamento. Todos os ofícios da Escola Gerador têm o custo individual de 260 eur.

Créditos: foto por Todd Quackenbush através de Unsplash