Qual é a tua bio-gráfica?

O ofício de Design Editorial procura abordar todos os temas relevantes para a construção de um projecto editorial de raiz. Analisa, ainda, aspectos relacionados com a produção e a apresentação pública.

Quais sãos os objectivos deste ofício?

  • Ter as bases sobre o design editorial.
  • Saber compreender briefings.
  • Procurar soluções criativas.
  • Ver a produção como uma oportunidade.
  • Saber apresentar ao Cliente.

Qual é o mapa das aulas?

Aula 1 | Desconstrução

O que é o design editorial? Quais as suas tipologias? Quais as diferenças entre elas? Partir de objectos impressos para analisar conceito, oganização da informação, hierarquia, adequação ao meio.

Aula 2 | Identidade e Conceito 

Discussão e debate sobre exemplos trazidos pelos estudantes, desde revistas, folhetos, brochuras, sites, etc. Perceber porque algumas soluções funcionam intuitivamente.

Aula 3 | Tipografia 

Breve história, com apresentação dos diferentes estilos, famílias, anatomias da letra, usos, sensações. Exercícios com exploração da identidade de cada estudante.

Aula 4 | Conteúdos 

Integração de conteúdos recebidos a partir de outras fontes (fotos, ilustrações, gravuras) e tratamento de cores. Briefing de projecto individual a desenvolver ao longo do ofício.

Aula 5 | Arranque do Projecto 

Acompanhamento individual de cada ideia proposta para projecto a desenvolver. Consulta de publicações com estilos de design diferentes, com diversidade de soluções gráficas, incluíndo, claro, revistas Gerador.

Aula 6 | Ferramentas Criativas 

Que ferramentas podem ser usadas? Programas de computador? Lo‑tech? No-tech? Diferentes tipos de impressão/reprodução.

Aula 7 | Auto-Análise Crítica 

Discussão do progresso dos trabalhos com a turma, em que todos participam. Sistema que abraça a crítica e desenvolve a auto‑análise.

Aula 8 | Relação com o Cliente 

O que é a metodologia de projecto? De que forma se pode estabelecer um calendarização séria e cumprível. Como gerir as expectativas? Como trabalhar a auto-confiança perante o cliente?

Aula 9 | Visita à Gráfica M2  

A M2 é uma das gráficas mais respeitadas em Portugal, pelo trabalho criterioso que desenvolve, privilegiando o trabalho tradicional das artes gráficas.

Aula 10 | Apresentação dos Projectos 

Apresentação individual dos projectos desenvolvidos pelos estudantes ao longo das aulas.

Quais as datas das aulas?

No dia 3 de Setembro de 2018 anunciamos as datas das aulas do Ofício Design Editorial.

Como é feita a avaliação?

Cada ofício tem um conjunto de 4 critérios claramente definidos. Dois desses critérios existem em todos os ofícios da Escola Gerador e outros dois são da responsabilidade de cada Prof.

Critérios Escola Gerador

Participação: Capacidade do estudante intervir de forma positiva, valorizando-se a proactividade. Vale 20% da nota final.

Criatividade: Capacidade de encontrar soluções originais para os desafios colocados. Vale 20% da nota final.

Critérios escolhidos pelo Prof

Conhecimento: Utilização do conhecimento adquirido no projecto final a desenvolver. Vale 25% da nota final.

Apresentação: Capacidade de apresentar o seu projecto aos restantes colegas. Vale 35% da nota final.

De que forma são premiados os dois estudantes com melhor proveito?

Revista Gerador

Acompanhar o processo criativo de uma Revista Gerador e criar um conceito de comunicação para o dia do lançamento da Revista, com respectivos materiais.

Onde posso ver informação mais detalhada?

Aqui tens acesso a um pdf pronto para download com tudo o que importa sobre este ofício.

Aqui podes consultar o nosso regulamento.

Aqui sabes um pouco mais de quem é o teu Prof.

Aqui podes mandar-nos um mail com dúvidas, questões ou elogios.

 

Como me inscrevo?

É super simples, tens apenas dois passos:

Na Escola Gerador não há custo de inscrição ou de jóia, mas todos os estudantes têm que ser Sócios Gerador. Se já fores Sócio, basta inscreveres-te com o teu nome de Sócio. Se não fores Sócio, tens agora a oportunidade de entrar na família Gerador, basta adicionares aqui em baixo.

O Sócio Gerador tem direito à assinatura anual da Revista e a um conjunto de vantagens, descontos e experiências nos nossos parceiros seleccionados. Descobre toda a info em detalhe aqui. Ser Sócio Gerador custa 25 eur por ano, mais os portes de envio das revistas.

Com o Sócio Gerador resolvido, só precisas de adicionar o ofício aqui em baixo e preencheres os campos com o nome, morada, mail, número de telefone e fazer o pagamento. Todos os ofícios da Escola Gerador têm o custo individual de 260 eur.

 

Créditos: foto Carla Rosado, obra de Matilde Cunha