Sabes que existe um instituto em Portugal que tem como missão organizar estratégias e ideias para a promoção da juventude e do desporto? Chama-se Instituto Português do Desporto e Juventude e, entre várias iniciativas promove o programa Empreende Já!, destinado a 630 jovens entre os 18 e os 29 anos.

E quais são os objectivos do programa Empreende Já?

– Promover uma cultura empreendedora centrada na criatividade e na inovação através do apoio ao desenvolvimento de projetos que visem a constituição de empresas ou de entidades da economia social.

– Apoiar a capacitação de jovens NEET, ou seja,  um jovem que não está nem a trabalhar, nem a estudar ou a frequentar qualquer tipo de formação, através de formação, aumentando os seus níveis de empregabilidade.

– Apoiar a constituição de empresas ou de entidades de economia social.

– Apoiar a criação de postos de trabalho por e para jovens NEET.

Este programa integra, assim, o desenvolvimento de duas ações: uma de apoio ao desenvolvimento de projetos que passem pela criação de empresas ou de entidades de economia social e, uma segunda, de apoio à sustentabilidade das entidades e dos postos de trabalho. Para a segunda acção serão seleccionados no máximo 180 projectos, dos melhores classificados na primeira acção.

As candidaturas estão abertas até dia 30 de Novembro inclusive e podes descobrir aqui todos os documentos que precisas de entregar ;-)