O Gil encontrou-se hoje na esquina com a cantora Joana Alegre ;-) 

O que é uma ideia?

Uma ideia poderá ser tudo o que é observável antes do seu momento de criação, ou materialização. Encaro o conceito de Ideia como uma reacção ou impulso gerador, eu diria.

Mais do que do intelecto, gosto de acreditar, e sinto, que o processo da Ideia é muito intuitivo, até mesmo animal. Algo natural em nós que se dá como num clique catalisador, força evolutiva e inovadora, por si só já fruto de uma série de outros estímulos prévios, incorporados e maturados ao longo da vivência.

Qual é o objecto que te define?

Moleskine. Ou uma prancha. Ou tantas outras coisas!

E o teu lugar favorito?

Foz do Arelho. Foz de tudo.

Conta-me a tua memória mais antiga.

Difícil distinguir entre umas quantas, mas vou escolher um momento divertido com o meu avô paterno, Francisco Duarte. Foi durante o Natal em Águeda. Por essa altura o meu avô usava um aparelho auditivo, mas fosse estratégica ou aleatoriamente, nem sempre o mantinha ligado. Certa tarde, estava sentado a ler enquanto eu brincava com um forninho a fingir, em frente à lareira da sala. Eis senão quando, da outra ponta do corredor da casa, a minha avó interrompe a nossa pacatez chamando-o vigorosamente “Xiiicooooo!”. 

Então o meu avô olhou para mim com os olhos muito azuis e muito arregalados, cara marota e dedo indicador em riste simulando um “Xiu” mudo e cúmplice… De repente éramos os dois pequeninos. 

Entrevista por Gil Sousa