Hoje, no Encontrei-te na Esquina, o Gil Sousa esteve à conversa com o Gonçalo Fialho, também conhecido por Uivo, ilustrador e designer gráfico. 

Qual é a tua memória mais antiga?

Isto tem sempre rasteira. As minhas memórias mais antigas são de momentos fotografados. Por isso não consigo dizer se é uma memória real, ou se a construí com base naquela fotografia. Ou se apenas é uma memória preservada, porque devido à fotografia, nunca me foi permitido esquecê-la. Mas há coisas que não foram fotografadas e de que me lembro também, por exemplo de ver o Jardim da Celeste antes da carrinha do infantário chegar. 

Qual é o teu lugar favorito?

Acho que não tenho um lugar favorito, gosto precisamente de não ter um lugar. 

O que é uma ideia?

Eu não tenho uma ideia fácil. Infelizmente, para mim é um processo difícil e cansativo. Por isso já encontrei as minhas estratégias, que vão alterando com o tempo. Agora, uma ideia é uma análise concreta ao objectivo, referências e distância. Só quando me abstraio do objectivo é que consigo ter uma ideia. 

E conta-me uma história em que penses, a que regresses.

Em garoto tive vários objectivos, mas o mais importante (a par da construção de uma cabana, que era reconstruída em todas as férias grandes) era construir um carro de rolamentos (sem comprar os rolamentos). Às vezes volto a essa história, porque agora reconheço que foi aí que o bichinho do design começou.

Entrevista por Gil Sousa