A Bienal EXD, projecto da associação cultural experimentadesign, termina o seu ciclo sob o tema BEFORE & BEYOND, no dia 30 de Setembro, em Belém, no Centro Cultural de Belém (CCB) e no Museu Nacional dos Coches. A primeira edição decorreu em 1999, em Lisboa, e decorre este ano a sua última edição. O programa inclui as Conferências de Lisboa, o lançamento do livro “experimentadesign 1999-2017”, a exposição Drawing in Stone e o espectáculo audiovisual Inside, com videomapping e sound design.

A EXD’17 apresenta como linha de orientação principal a ideia de que é essencial estabelecer uma dinâmica positiva entre o passado e o desenho do futuro. O passado não representa apenas um arquivo, mas sim uma fonte de questionamento e conhecimento e a base sólida para os fundamentos de um futuro mais arrojado e até disruptivo.

O tema expressa-se em dois sentidos, um que revisita os 9 temas abordados nas 9 edições anteriores, registando-os, por um lado, e trazendo-os para o presente e futuro, por outro, e uma segunda direcção que indica algumas das áreas de investigação e produção de conhecimento que serão continuadas através do trabalho regular da experimenta.

Por ser o último momento da bienal, a EXD’17 é especialmente simbólica. Visa, entre outros elementos, celebrar alguns dos factores mais estruturantes e identitários da EXD. Por um lado, a sua forte componente internacional; por outro o seu interesse pela criatividade nacional; por outro ainda a capacidade prospectiva e investigativa da plataforma, cuja forma de desenvolver conteúdo sempre contribuiu de modo determinante para a sua importância enquanto veículo de inovação e de transformação de conhecimento.

Podem consultar a programação completa aqui. Os bilhetes para as Conferências de Lisboa estão à venda na Ticketline ou nos balcões do CCB. A programação da noite é gratuita.