A inauguração da exposição Lojas com História é já no próximo dia 7 de Setembro, quinta-feira, pelas 17h. A exposição vai ser inaugurada na Baixa de Lisboa e destaca mais uma vez os estabelecimentos históricos de Lisboa.

Foi em 2015 que nasceu este programa da autoria da Câmara Municipal de Lisboa (CML) com o objectivo de proteger e promover o comércio tradicional e de excelência da cidade. Desde então, têm sido desenvolvidas várias iniciativas que procuram destacar o papel essencial destas actividades económicas para a identidade de Lisboa. No último ano foram distinguidos mais de 80 estabelecimentos comerciais com o “selo” Lojas com História.

Nesta exposição esses locais vão estar representados através de objectos e memórias que são evocativos da sua história individual e que transmitem a ideia de uma Lisboa rica em valores artísticos e única. Estas lojas são também uma forma de visitar um passado que se reinventa e que está sempre a ser actualizado. É um passeio diferente por lojas que contam a História de Lisboa e que, através da sua arquitectura, da decoração ou dos produtos que vendem, dão notícia dos tempos da Monarquia, dos primeiros anos da República, de dias de grandes dificuldades ou de épocas de abastança. São também notícia de movimentos sociais, estéticos e políticos que as criaram e que, nalguns casos, cresceram até dentro delas.

Lojas com História é uma exposição sobre o esplendor e a singularidade de uma Lisboa que não se afirma apenas pela beleza das suas ruas e colinas ou pela imponência dos seus monumentos mas que, nas mais pequenas e particulares marcas da vida quotidiana, lidas através do seu comércio, dá ar da sua graça e afirma a cultura alfacinha.

Depois da sua inauguração, é possível visitar a exposição Lojas com História de 8 de Setembro a 21 de Outubro, de terça a sábado entre as 12h e as 18h30. A exposição está na Rua da Conceição, 134 e podem consultar aqui o programa.

Fotografias CML/ACL/Francisco Levita
Farmácia Normal, Casa Macário e Hospital das Bonecas