A inauguração da exposição internacional “Fazer Sentido” é no próximo sábado, dia 7 de outubro, às 15h, na Fábrica das ideias da Safanha da Nazaré.

O desafio partiu da Art-Map, através da curadora Madina Ziganshina, ao projeto cultural 23 Milhas, e vai juntar o resultado de oito residências na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré aos trabalhos de outros artistas convidados.

Os artistas foram convidados a criar a partir dos materiais e do imaginário do território ilhavense. Algumas das obras presentes na exposição foram trabalhadas a partir de materiais cedidos pela comunidade piscatória, empresas e indústrias da região.

Os trabalhos exploram ainda técnicas e expressões distintos, com trabalhos de pintura, escultura, instalação, vídeo, colagem, etc., numa exposição eclética que desafia o público a percorrer os cinco espaços do Município de Ílhavo que fazem parte do projeto.

Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, Casa da Cultura de Ílhavo, Museu Marítimo de Ílhavo, Museu Vista Alegre e Biblioteca Municipal de Ílhavo: são estes os cinco espaços que, de 7 de outubro a 30 de dezembro, acolhem nas suas instalações cerca de uma centena de trabalhos de 34 artistas, nacionais e internacionais, de 13 países diferentes.

Além disso, paralelamente à exposição, é promovido um ciclo de atividades  com participação de artistas, oficinas, apresentações, conversas com os artistas e um concerto.