O GUIÕES – Festival Internacional do Guião Cinematográfico de Língua Portuguesa já deu a conhecer os 10 finalistas da sua segunda edição, que vai decorrer já este mês, dia 21 de Novembro, no Cinema São Jorge em Lisboa :-)

Nestas 2 edições, a organização recebeu já mais de 400 guiões de Língua Portuguesa, destacando-se o Brasil e Portugal como os países mais representados no concurso.

A edição de 2015 conta com uma apresentação e atribuição de prémios aos vencedores, com um especial Fernando Pessoa Argumentista de Cinema, apresentado por Cláudia Fischer investigadora e autora do livro “Argumentos para Filmes, Fernando Pessoa”, uma palestra do autor Brasileiro Marcelo Starobinas sobre Construção de Personagens, uma exposição de homenagem aos 120 anos de História do Cinema, uma masterclass com um Key-Speaker internacional de renome e ainda um debate com alguns dos principais guionistas de Língua Portuguesa contemporâneos.

Mas as novidades não ficam por aqui. Paralelamente à cerimónia do dia 21 de Novembro, o GUIÕES dá início este ano a uma série de oficinas para aprimoramento de projectos cinematográficos, que conta com a participação de consultores internacionais como o PLOT – Professional Script Lab, que irá decorrer de 18 a 20 de Novembro na Oliva Creative Factory em São João da Madeira. Conta também com um workshop de Marcelo Starobinas sobre a Criação de Personagens Cinematográficas que será promovido em Lisboa entre 24 e 26 de Novembro.

Os 10 finalistas que participam na cerimónia estão habilitados a vencer vários prémios, avaliados em cerca de 8000€ como cursos de cinema e escrita criativa, workshops, serviços de tradução, softwares de escrita de guião ou livros de guionismo.

Conhece-os aqui :-)

1. “Qual o Segredo das Saborosas Mangas do Coronel Lobisomem?”, de Tude Otávio (BR)
2. “Mergulho”, de Iuli Gerbase (BR)
3. “Elias Ruim”, de Gabriel Paixão Ciochetti (BR)
4. “Cassino Amarilis”, de Luiz Augusto dos Santos (BR)
5. “Amuleto”, de Heraldo Bezerra, Igor Barradas e Luisa Pitanga (BR)
6. “Sobrevoos”, de Danilo Godoy (BR)
7. “Batismo em Águas Rasas”, de Bruna Grotti (BR)
8. “A Terceira Grande Falha do Sistema Ferroviário”, de Miguel Morgado Santos (PT)
9. “Galatea”, de Dov Zylberman (BR)
10. “Não Há de Ser Nada”, de Michell Ferros (PT)

A entrada ao público é livre, mas sujeita a pré-reserva e levantamento de bilhete. Reserva já o teu junto da organização do GUIÕES :-)

Sabe mais aqui :-)