O Museu do Oriente faz 10 anos e está em festa. Em jeito de celebração, traz-nos este mês um bocadinho das Filipinas, da Tailândia e do Japão.

No dia 8 de abril, dedicado às Filipinas, vai ser possível assistir a demonstrações de Sinulog. Este é um tipo de dança festivo e cheio de cores que, reza a lenda, remonta à chegada de Fernão de Magalhães à ilha de Cebu, em 1521, e à introdução do Cristianismo no território. O dia estará ainda preenchido com Oficinas para crianças, sessões de histórias tradicionais contadas e animadas e uma exposição de produtos típicos e artesanato completam o programa que termina, às 17h00, com o concerto “Uma tarde de serenata”.

A 15 de abril é a vez da Tailândia. Celebra-se o Songkran, ou Ano Novo, e, por isso, os visitantes vão poder assistir a uma cerimónia tradicional budista tailandesa. O monge Ajah Vajiro, do mosteiro Sumedharama, irá estar presente para a conferência “A vida de um monge budista tailandês” e para a sessão de meditação guiada, que oferece aos mais curiosos um olhar privilegiado sobre esta forma de espiritualidade.
Atividades para os mais novos também não vão faltar: vai haver uma oficina para construção de “Amuletos de Amor”, sessões de contos e jogos tradicionais tailandeses para experimentar. Para além do programa de dia 15, “Lendas da Terra dos Sorrisos”, um espectáculo de danças tradicionais pelo Grupo de Dança Tradicional do Bunditpatanasilpa Institute, terá lugar a 11 de Maio.

No dia 22 de abril os visitantes do Museu têm a oportunidade de explorar o Japão. Também aqui haverá contos para crianças, mas não só. Vai ser posssível participar em workshops de língua japonesa, técnicas artesanais e caligrafia. Numa palestra conduzida pelo mestre calígrafo Taku Kosugi, falar-se-á da “Terapia da Arte” e, às 18h30, o concerto “Zuihitsu” traz-nos a sonoridade ímpar da flauta japonesa shakuhachi, com acompanhamento ao piano. O espectáculo dos icónicos Taiko Drums do Monte Fuji, pelo grupo Ondekoza, terá lugar a 24 e 25 de Maio.

A programação do Museu em Festa continua até 27 de Maio, no Museu do Oriente. Podes consultar aqui toda a programação.