O GUIÕES – Festival Internacional do Guião Cinematográfico de Língua Portuguesa, uma iniciativa do nosso parceiro Squatter Factory, nasce com o objectivo principal de se estabelecer como um essencial ponto de contacto entre os guionistas de Língua Portuguesa e os agentes, produtores, realizadores e investidores que poderão dar sequência ao material criado.

A primeira edição decorreu em Novembro 2014, em São João da Madeira e contou com 281 candidaturas, 80% oriundas do Brasil, 17% de Portugal e 2% de Angola. 

Este ano o Guiões volta para a sua segunda edição :) As inscrições estão abertas até 30 de Junho, e serão aceites os guiões escritos em Língua Portuguesa com um mínimo de 50 páginas. Poderão ser feitas através da página oficial

Do júri desta edição, fazem parte Fernando Alvim (PT) – Apresentador de Rádio e Televisão; Kalaf Epalanga (ANG) – Músico e Escritor; João Leitão (PT) – Argumentista e Realizador; Lusa Silvestre (BR) – Guionista; Pedro Varela (PT) – Actor, Argumentista e Realizador; Jorge Pelicano (PT) – Realizador; Aly Muritiba (BR) – Realizador; Kátia Lund (BR) – Realizadora; Rodrigo Teixeira (BR) – Produtor. 

Na cerimónia, que decorrerá a 21 de Novembro de 2015, os autores dos 10 guiões finalistas terão oportunidade de fazer um pitch sobre o respectivo projecto perante uma plateia de produtores de cinema e público em geral. No final serão divulgados os vencedores e entregues os prémios.

Fica atento às novidades :)