IGNIÇÃO GERADOR #10

ÓRBITA LUNAR!

Nós na Lua Cheia, todos os dias estamos na lua …e todas as noites. Para nós a lua está sempre cheia, cheia de emoções a partilhar, de ideias a comunicar. Poetas do quotidiano, a lua é nossa musa e é com ela que nós sonhamos e queremos partilhar esses sonhos com pequenos e grandes.
Uma viagem de 30 minutos pelo universo da Lua Cheia: as marionetas, as máscaras, a música, as palavras…

Interpretação – Ana Enes e Maria João Trindade
Textos – Abel Neves, António Torrado, Fátima Éffe e Maria Teresa Gonzalez Marionetas – Marta Fernandes da Silva e Teresa Negrão
Música – Cristiano Barata e Carlos Alberto Augusto

Excertos dos espectáculos – O Senhor De La Fontaine em Lisboa, A Cerejeira da Lua, Tamariz árvore como nós, Brincos de Penas 

CANTE MAGANO

Nuno Ramos, desde novo se dedicou à composição musical. Quando pegou na guitarra foi para passar para o papel as melodias que há muito tinha na sua cabeça.
O Cante Alentejano sempre esteve presente na sua vida, através do seu avô que cantava num grupo coral, e da sua vivência familiar. Foi em 2013 que decidiu pegar nas modas que há muito o acompanhavam e dar-lhe uma roupagem diferente. Mais tarde, em 2014, aquando de uma residência artística de Fado na qual Sofia Ramos, sua irmã, participou, houve a oportunidade de explorar o Cante Alentejano. Em primeiro lugar Sofia convidou Nuno para participar numa das noites de Fado e cantaram em conjunto algumas modas que fazem parte do repertório que sempre conheceram pelas já referidas influências.

Após essa primeira experiência Sofia Ramos decidiu experimentar com Francisco Brito um arranjo com voz e contrabaixo do tema “Alentejo, Alentejo”. Dessa experiência surgiu “Magano” .
São fusões, misturas ou mesmo confusões que estão espelhadas nestas músicas, músicas que nos lembram o passado com o cheiro do presente e quem sabe, do futuro.

Voz e Guitarra – Nuno Ramos

Voz e Percussão – Sofia Ramos