A Ilustrada – Jornada de Ilustração é um encontro de ilustração na Covilhã, que chega à 2ª edição já entre os dias 28 de Fevereiro e 3 de Março, organizado pela UBI, pela Maria Zimbro, pela Casa do Povo do Paul e pelo Gerador.

Este encontro quer ser um espaço de reflexão em torno do universo científico da ilustração, das suas várias dimensões, âmbitos e aplicações, mas também contribuir para que esta área artística tenha cada vez mais visibilidade, principalmente no interior do país. A jornada acontece dentro do espaço da Universidade da Beira Interior, mas também fora de portas, em colaboração com a região envolvente e quer conquistar não só os interessados na área, mas toda a população local.

O programa está recheado de coisas boas e arranca já neste dia 16 de Fevereiro, sexta-feira, com uma residência artística que dura até dia 18 de Fevereiro na vila do Paul. Descobre tudo abaixo ;-)

De 16 a 18 de Fevereiro – Residência Artística na vila do Paul

Em parceria com o Gerador, o desafio de uma residência artística foi lançado a 5 ilustradores de vários pontos do país: a Amalteia, o Hugo Henriques, o Elias Gato, a Mariana Casanova Ferreira e a Andreia Café, as duas alunas da primeira edição do projecto Faísca Gerador. Deste fim-de-semana, sairão ilustrações inspiradas no tema Mitos Rurais – do lobisomem à bruxa e de temas ligados à zona do país, como a serra, os têxteis ou a lã, mas também às estórias que sempre se contaram nas aldeias, entre vizinhos e gerações. É um fim-de-semana para viver a região, estar em contacto com as gentes locais e conhecer o ambiente e as histórias.

20 de Fevereiro 

Numa parceria entre a Shortcutz Covilhã e a Tentadora, acontece a “warm-up ilustrada”, uma sessão de cinema de animação que decorre no espaço A Tentadora, em pleno centro histórico da Covilhã.

A entrada é livre.

28 de Fevereiro 

O arranque oficial dos 4 dias de Ilustrada é dado pela exposição da ilustradora portuguesa Wasted Rita, no foyer do edifício A Moagem, no Fundão.

A entrada é livre.

1 de Março  

Dentro da Universidade da Beira Interior, decorrem duas sessões de trabalho: da parte da manhã estarão presentes entidades que organizam eventos ligados à área da ilustração, como a CONFIA – Conferência Internacional em Ilustração e Animação, representada por Paula Tavares, a UIVO – Mostra de Ilustração do Fórum da Maia, representada por Margarida Fonseca e a Amadora BD, representada por Nelson Dona (este último ainda por confirmar). Durante a tarde, estarão presentes os ilustradores portugueses André Letria e Tiago Galo e os criadores da revista Triciclo – Ana Braga, Inês Machado e Tiago Guerreiro.

Ao longo do dia, haverá ainda sessões paralelas que exploram a teoria que rodeia esta área artística, uma exposição de fanzines e um workshop orientado pela Triciclo.

A entrada é livre.

2 e 3 de Março

Os ilustradores que participaram na residência artística de 16 a 18 de Fevereiro, voltam à região nestes dias para falarem sobre os seus processos criativos e experiências ao longo da residência. O Tiago Sigorelho, do Gerador, estará também presente para falar sobre o Gerador, sobre a Faísca Gerador, um projecto de formação gratuita em artes criado pelo Gerador e o projecto Exarp, um projecto que quer valorizar as práticas positivas de integração dos novos alunos no ensino superior.

A partir destes dias, estará oficialmente aberta a exposição dos trabalhos dos ilustradores que participaram na residência artística na região. A entrada é livre.

Sabe mais em ilustrada.ubi.pt