O Gerador põe as mãos à obra pela cultura portuguesa e, bimestralmente, publica na Revista Gerador e, aqui, no site um Juízo Gerador, ajuizados pela equipa e usufruídos por ti, sempre a favor da cultura portuguesa. São 6 as categorias: Ideia Luminosa, Os Olhos Também Comem, Se Fosse a Vocês Lia Isto, Música Para Os Meus Ouvidos, Amor ao Teatro e Herói Gerador.

Desta vez, com a Revista Gerador de Maio, revelamos o juízo vencedor da categoria Se Fosse a Vocês Lia Isto: A Invenção do Dia Claro de Almada Negreiros :-)

Porque há muito mais do Almada que os quadros. Porque escrever também fazia parte deste que é um dos génios do século XX português. Fica aqui o desafio genial de reler o Almada: “Entrei numa livraria. Pus-me a contar os livros que há para ler e os anos que terei de vida. Não chegam, não duro nem para metade da livraria. Deve certamente haver outras maneiras de se salvar uma pessoa, se não estou perdido. No entanto, as pessoas que entravam na livraria estavam todas muito bem vestidas de quem precisa salvar-se.”