Carlos Peninha lança o seu CD “Tocar o chão” em concerto no dia 21 de dezembro, pelas 21h30, no Teatro Viriato.

O autor, Carlos Peninha, tem um percurso artístico de mais de 30 anos em distintas áreas de criação musical que não se confinam à sua atividade de compositor, sendo de realçar o seu trabalho na área de espetáculos poéticos onde as declamações de projetos da ACERT nomeadamente com José Rui Martins. Além disto, foi criador de música de cena para vários espetáculos teatrais, tendo-se neles também integrado como intérprete.

Tocar o Chão é o nome de um projeto musical de canções feitas a partir de poesia em língua portuguesa por Carlos Peninha, que assina a autoria da música e arranjos e algumas interpretações vocais. Carlos Peninha tem vindo a trabalhar há já muitos anos na criação de músicas originais sobre poesia de autores de língua portuguesa, nomeadamente para Companhia de Teatro Trigo Limpo Teatro Acert. Pontualmente algumas vozes interpretaram essas canções em espetáculos onde se mesclavam a música de influência portuguesa como o jazz e outros ritmos de várias latitudes. Nos últimos anos oprojeto foi criando raízes num naipe de músicos que interpretam os arranjos e novas leituras do reportório existente bem como de novas canções, com destaque para Sara Figueiredo na voz. Jorge de Sena, Teodomiro Leite de Vasconcelos, Miguel Torga, Amílcar Cabral, Eugénio de Andrade, António Quadros, Ruy Belo ou João Luís Oliva entre outros são visitados neste projeto.

Tocar o Chão é o nome deste CD de Carlos Peninha em que se celebra a poesia de língua portuguesa vestida com música de raiz portuguesa temperada com sabores de multiculturalidade.
Ouve a promo do CD aqui.