O Mar Film Festival está de volta ao Museu Marítimo de Ílhavo e, de 19 a 21 de abril, vai inundar o grande ecrã.
A programação debruça-se sobre a importância dada ao mar em diferentes países e culturas, dando a conhecer as suas mais variadas dimensões simbólicas, históricas, identitárias, culturais, económicas e ambientais.

Na secção ‘O Mar no Cinema’, vão ser exibidas longas-metragens ficcionais ou documentais, portuguesas ou estrangeiras, nas quais a relação com o mar é necessária à compreensão das narrativas.

Já a programação das ‘Novas Vistas Lumière’ é composta por curtas-metragens da autoria de jovens e adultos, a partir dos 12 anos, que foram a concurso. A secção, que só admite filmes onde haja apenas um único plano e nenhum movimento de câmara, procura desafiar os concorrentes a focarem-se apenas na componente narrativa que a imagem em movimento contém, à semelhança do que era feito pelos irmãos Lumiére.

‘Memórias de RiaMar’ é um projeto educativo que envolve as turmas do 3.º Ciclo das Escolas do Município de Ílhavo, premiando a melhor entrevista realizada pelos alunos. Este ano o mote da secção é “Um Mar de Mulheres” e pretende dar a conhecer, através das entrevistadas, a história familiar e as vivências de cada uma, bem como situações profissionais desempenhadas por mulheres nas fainas do mar.

O ‘Cais do nosso olhar’ é a última secção e centra-se no debate sobre o espaço marítimo da região de Aveiro e sobre a maneira como este tem sido utilizado enquanto elemento criativo no domínio do cinema, enquanto dá a conhecer realizadores com obras sobre o tema.

Para ficares a conhecer toda a programação clica aqui. :-)