Foi no final de 2017 que Conan Osiris lançou o seu terceiro álbum, Adoro Bolos, tornando-se no mais recente fenómeno da música portuguesa.
Dificilmente já ouviste alguma coisa assim: ele é trágico e cómico, sem papas na língua e com uma mistura de influências que vão do kizomba ao fado, passando pela eletrónica e pelo bollywood. Na mesma música consegue fazer-nos querer chorar e saltar, tudo ao mesmo tempo.
Nas palavras dele, é apenas um «rapaz normal de Lisboa, compositor e cantor de musica normal, prática, a música que a tua mãe pode ouvir e possivelmente pensar ‘uau tudo bem’».
Pedimos-lhe que nos revelasse dez músicas portuguesas que o inspiram e ele satisfez-nos a curiosidade:

 

Rui da Silva – Touch Me

Música de dança exaltante e inspiradora que mereceu totalmente tar no top, e ainda hoje merecia.

Xutos e Pontapés- Homem do Leme

Xutos é provavelmente a banda com a qual mais homens portugueses choraram ou saltaram na vida, pelo menos eu choro.

Madredeus – O Pastor

Madredeus é praticamente como se fosse um ovo mole de Aveiro que por milagre cristalizou e tornou se num diamante amarelo a 8263 km de profundidade no Gerês selvagem.

Ana Malhoa – Calças Rasgadas

A mulher que sabe sempre o que é para fazer para educar as pessoas a terem calma com as outras e a respeitarem as construções de cada um.

Santamaria – Tudo P’ra Te Amar

Musica de dança inegável e incomensuravelmente vital em qualquer criança que tenha nascido entre 85-94.

Ele e Ela – Voto na ad mas é merda

Ele e Ela são praticamente A Particula Lisboeta, uma essência omnisciente que daqui a algum tempo se pode perder se a gentrificação não parar da Alameda pra baixo.

Comme Restus – Vamos Prá Banheira

Se alguem algum dia achar que nao pode fazer alguma coisa baseado no que as pessoas vão pensar, oiça esta musica.

Buraka Som Sistema – Sound of Kuduro

Importante e imponentemente uma das primeiras e mais populares musicas a mostrar kuduro real aliado ao poder global de M.I.A.

Amalia Rodrigues com a mãe a cantar milho grosso

Uma talha de uma meloa agridoce que pinta em absoluto o que significa para mim o fado: cantar a vida com uma mãe, sabendo que aquele momento daqui a uns anos ja não vai acontecer e sentindo saudades antecipadas dessa pessoa enquanto o momento ainda está a ocorrer; a pena e a graça que o tempo e a existência proporcionam.

Duo São Lindas – Poesia

Uma das obras que eu sinto mesmo tristeza quando as pessoas não compreendem e olham de uma forma jocosa. A exaltaçao absoluta do mundo natural, da natureza, do trabalho, da vida, do amor, da diversão.