O mostrART de 2017 terá 2 exposições. A primeira, arranca a 8 de julho, no Mundo Fantasma no Porto até dia 30 de julho e a 8 de Agosto durante duas semanas o Estação Viana Shopping vai receber, pela terceira vez consecutiva, a exposição em Viana do Castelo.

ArtMatriz – Associação Cultural e Artística e as edições anteriores:

A ArtMatriz é a associação mentora deste projecto. A primeira edição juntou na mesma mostra (que esteve patente em espaços seleccionados de uma movimentada artéria comercial da cidade de Viana do Castelo) diferentes linguagens: a pintura, a fotografia e a poesia. A segunda edição, em 2014, procurou articular fotografias históricas com texto (prosa). Desde 2015, o MostART tem estado direccionado para a vertente da ilustração e fotografia: em 2015, ocorreu uma homenagem aos Cartoonistas (e ao Charlie Hebdo em particular) e procurou alertar para os perigos que corre a liberdade de expressão. Na edição seguinte, em 2016, o tema de reflexão foi a Violência Doméstica.

O tema deste ano – Bullying:

Os melhores ilustradores unem-se para levar a Viana do Castelo uma mostra artística que promete mexer com quem passar pelo Estação Viana Shopping de 12 a 27 de Agosto.  Este ano, há um concurso escolar (de fotografia e ilustração) aberto aos alunos das escolas do distrito de Viana do Castelo. Os vencedores, para além da participação na exposição patente no Estação Viana Shopping, verão os seus trabalhos serem igualmente incluídos na itinerância que a mesma fará pelas escolas do distrito.

O MostART pretende acordar o público para esta realidade triste, procurando chamar a atenção para aquilo que considera serem as causas que devem fazer o público reflectir e actuar.