Integrado no ciclo de concertos Música e Ciência, que tem levado a Orquestra Metropolitana de Lisboa a várias instituições de ensino superior em Portugal, o Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior recebe já no próximo dia 25 de Outubro, quarta-feira pelas 15h30, um concerto-conferência com a Orquestra Académica Metropolitana (OAM). Este concerto está integrado no programa Exarp, um movimento que pretende valorizar as iniciativas positivas de integração dos novos alunos no Ensino Superior, bem como afirmar as suas instituições como farol do conhecimento na sociedade e nos locais onde se inserem.

O professor, musicólogo e historiador cultural Rui Vieira Nery é o conferencista convidado neste dia 25 de Outubro para apresentar a conferência O Espírito do Tempo, que será seguida de um concerto com direção artística de Jean Marc Burfin, com a obra de J. Brahms Sinfonia N.º 2, Op. 73.

A OAM estreou-se em 1993, na sequência da criação da Academia Nacional Superior de Orquestra, uma instituição única no país, destinada a formar músicos profissionais nas áreas de Instrumento e Direcção de Orquestra. Desde o seu início, a OAM é orientada por Jean-Marc Burfin, maestro titular. Inicialmente composta por menos de 30 elementos, a OAM conta hoje com cerca de 70 músicos, com uma temporada que se estende ao longo do ano lectivo, entre vários ensaios e concertos tanto em Lisboa como noutras localidades do país.

Se estiveres por perto não percas o dia 25 de Outubro ;-)