No dia 1 de Fevereiro, abrem as candidaturas para a 12ª edição do Prémio Novos Artistas EDP, que tem como objectivo premiar os talentos nacionais das artes plásticas e visuais.

Quem pode participar? Não há limite de idade e os candidatos, portugueses, podem ou não residir em território nacional.

Têm até ao dia 26 de Fevereiro para apresentar a vossa candidatura no site da Fundação EDP.

A selecção será feita por Ana Anacleto, da Fundação EDP, Filipa Oliveira e João Silvério, a quem caberá a escolha dos 6 a 9 finalistas, depois anunciados em abril. Estes finalistas poderão participar numa exposição no MAAT, a decorrer entre junho e setembro de 2017.

Nessa mesma exposição, um júri internacional escolherá o vencedor dos Prémios EDP, a quem será atribuído um prémio de 20 mil euros,  que apoiará a continuação do trabalho de criação e investigação. É importante lembrar os vencedores das edições anteriores, que certamente conhecerás:

Joana Vasconcelos, Leonor Antunes, Vasco Araújo, Carlos Bunga, João Maria Gusmão e Pedro Paiva, João Leonardo, André Romão, Gabriel Abrantes, Priscila Fernandes, Ana Santos e Mariana Silva.

Conhece aqui os comissários desta edição:

Ana Anacleto

Ana Anacleto é Curadora e Coordenadora curatorial no MAAT – Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia / Fundação EDP (Lisboa). Desde 2003 tem desenvolvido a sua carreira como curadora independente, tendo colaborado, entre outras instituições, com o Museu de Serralves, o Centro de Arte Moderna / FCG, o CAV, a AppletonSquare, a Galeria Quadrum/ EGEAC, o CAPC ou o MACE. Ao longo deste período tem realizado conferências, conversas e visitas guiadas temáticas em colaboração com várias instituições, tendo colaborado também com diversas publicações na elaboração de ensaios, artigos de investigação ou textos de opinião. Entre 2001 e 2003 desempenhou funções como técnica especializada em arte contemporânea, no Instituto de Arte Contemporânea (MC) e, entre 2003 e 2015, foi assistente de Julião Sarmento.

Filipa Oliveira

Filipa Oliveira é diretora artística do Fórum Eugénio de Almeida (Évora), desde 2015. No passado, trabalhou como curadora independente entre 2002-2015, comissariando várias exposições em instituições como Centro Cultural de Belém (Lisboa), Kettle’s Yard (Inglaterra), John Hansards Gallery (Inglaterra), Tate Modern (Inglaterra), Fundação Calouste Gulbenkian Centro de Arte Moderna (Lisboa), Fondation Calouste Gulbenkian (França), Crac Alsace (França), Kunstverein Springhornhof (Alemanha), Mead Gallery (Inglaterra), Frieze Projects (Inglaterra), entre outras. Em 2010 foi curadora assistente na 28ª Bienal de São Paulo e, em 2012, foi curadora convidada do projeto Satellite, no Jeu de Paume.

João Silvério

João Silvério é Mestre em Estudos Curatoriais pela Faculdade Belas-Artes da Universidade de Lisboa e Curador da coleção de arte contemporânea da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. Em Outubro de 2007, criou o projeto independente EMPTY CUBE em que tem apresentado projectos de artistas, designers e arquitectos. Escreve regularmente sobre projetos artísticos em catálogos, publicações e websites entre os quais no emptycube.org.

Interessado?  Consulta aqui o regulamento e participa! :-)