No dia 23 de setembro podes assistir à inauguração da segunda exposição da programação desenhada pelo MUDE, Como se Pronuncia Design em Português: Brasil Hoje, às 18h. A exposição pode ser visitada entre os dias 24 de setembro e 31 de dezembro no Palácio Calheta.

O objetivo desta programação é refletir sobre o design desenhado e produzido nos países ibero-americanos para perceber qual o seu contributo na construção de um mundo global e de uma sociedade equilibrada e humanista. O curador da exposição, Frederico Duarte, acrescenta ainda que “portugueses e brasileiros partilham a mesma língua e a mesma palavra estrangeira: design. O sotaque pode mudar mas esta palavra, pronunciada dos dois lados do Atlântico sem ser traduzida, tem hoje muitas declinações e múltiplas interpretações. Mais do que uma exposição de ícones do design brasileiro esta é uma exposição de ideias de design postas em prática por e para brasileiras e brasileiros”.

A terceira e última exposição do MUDE Fora de Portas 2017 inaugura em outubro e intitula-se de Tanto Mar. Fluxos transatlânticos pelo Design. Cada exposição tem a sua identidade própria, mas, em conjunto, permitem problematizar as relações do design dos dois lados do Atlântico Sul, olhando para o passado e o presente, perscrutando o futuro.