A Rádio Gerador é a nova voz do Gerador. Todos os meses, na última noite do mês, emitimos um programa com entrevistas, crónicas, actualidades e até um crítico cultural.

Nesta primeira edição conversámos com o enorme radialista João David Nunes, fundador da Rádio Comercial, a apresentadora de TV e animadora das manhãs da Rádio Comercial Luísa Barbosa e ainda o Rui Miguel, sonoplasta. O mote da conversa? Como é que se faz uma estação de Rádio ;-)

E como emitir o primeiro programa de rádio não nos pareceu suficiente, acrescentámos no final o primeiro capítulo audio do nosso romance colectivo Modernista Tradicionalista, que sai da Revista Gerador directamente para a voz de 10 actores portugueses, bem conhecidos de todos. O primeiro capítulo, escrito pelo Afonso Cruz na Revista Gerador 1, é aqui interpretado pelo actor Marco Delgado ;-)

“Eu quando estou a ouvir música não estou a fazer outras coisas. Porque para mim é importante ouvir música. Enquanto estou a ouvir não quero estar a ver vídeos. Essa é outra actividade e o que me interessa é a música na sua essência.”

“As pessoas é que fazem isto tudo. Não nos podemos esquecer. Porque se não, não há sintonia entre quem ouve e quem faz. A grande força que a rádio teve, em determinado momento, foi estar a ser feita por pessoas que faziam parte de quem ouvia também.”

João David Nunes

“Hábitos de consumo acabam por estar a definir o tempo. Se tu ouves cada vez menos rádio, então vais estar 5, 10, 15 minutos e a rádio tem de te mostrar, nesse tempo, aquilo que tem para oferecer.”

“Um conteúdo matinal. As pessoas estão ali, custa levantar , vão no carro e vão trabalhar. Porque não tentar animar o dia dessas pessoas? É alterar a experiência do dia para elas. Tu estás a ter a oportunidade de lhes influenciar o dia e a melhor forma de o fazer é de forma positiva.”

Luísa Barbosa

“A rádio passou a adoptar a música como a sua massa primordial, a voz em muitas rádios passou a papel secundário.”

“A rádio transformou-se por dentro, em termos de estruturação de programas, a entrada das playlists em força. O online trouxe-nos a possibilidade de difusão para outros lados.”

Rui Miguel

Conversa com
Luísa Barbosa, apresentadora TV e animadora manhãs da Rádio Comercial
João David Nunes, radialista
Rui Miguel, sonoplasta

Moderador – Pedro Saavedra
Captação de som – Jorge Cabanelas
Sonoplastia – Rui Miguel/Dizplay
Fotografia – Matilde Cunha

Primeiro capítulo do Modernista Tradicionalista
Texto de Afonso Cruz
Interpretação de Marco Delgado
Captação de som e sonoplastia de Telmo Gomes
Música de Maurice Ravel, Piano Concerto in G – Adagio (piano solo arr.)
Co-produção ZOV e Gerador