A Rádio Gerador é a nova voz do Gerador. Todos os meses, na última noite do mês, emitimos um programa com entrevistas, crónicas e actualidades.

Nesta terceira emissão conversámos com a Teresa Nicolau, da RTP, o Tiago Pereira, da Música Portuguesa a Gostar dela Própria, o Vítor Moura da TVI e a Catarina Neves Ricci realizadora e programadora. O mote da conversa? Como fazer a televisão mais culta? ;-)

No final do podcast deixamos-te ainda o terceiro capítulo audio do nosso romance colectivo, Modernista Tradicionalista, que sai da Revista Gerador directamente para a voz de 10 actores portugueses, bem conhecidos de todos. O terceiro capítulo, escrito pelo João Tordo na Revista Gerador 3, é aqui interpretado pela actriz Carla Chambel ;-)

“Nós aprendemos imenso com as viagens. E olhamos depois para Fernando Pessoa, que se fechava no seu gabinete e no seu quarto. E ele foi um homem poderosíssimo em termos de olhar e de capacidade de descobrir a nossa identidade enquanto portugueses e seres do mundo.”

“60 anos depois, a televisão entra-nos pela casa, é um electrodoméstico. Mas para a geração da minha filha, que tem 17 anos, é menos importante que o frigorífico.”

“O público não procura, mas habitua-se. E quando se habitua a ver uma coisa que lhes interessa, bem bora lá ver o que está a acontecer, ver o que vou fazer no fim-de-semana ou não, ver o que acontece nos palcos pelo país inteiro. E isso acaba por criar hábitos. A minha filha, se não lhe tivesse criado o hábito de ler, se calhar nunca teria sido uma boa leitora, e é uma excelente leitora. Educa-se.”

Teresa Nicolau

“Mergulho em muitas culturas. É isso que eu faço, às vezes sinto que há muitas culturas que me ultrapassam. Tento fazer vários projectos diferentes para poder mergulhar em mais culturas ainda”

“Cada vez mais as pessoas escolhem o que querem ver. A televisão tem de se transformar noutra coisa para acompanhar as necessidades das pessoas.”

“Quero os cinco minutos de velhinhas. As pessoas gostam de se reconhecer. Existir um espaço para as pessoas se verem a elas próprias, verem que são reconhecidas.”

Tiago Pereira

“Acho que é um processo de vida: estar sempre disponível para saber mais coisas sobre aquilo que nos interessa e sobre aquilo que nos pode surpreender não interessando tanto assim. É esse o desafio do jornalismo, estar sempre disponível para aprender mais, saber mais e com isso ganhar responsabilidade para transmitir informação ao nosso público onde quer que ele esteja.”

“Cultura é televisão e televisão é cultura. A televisão foi a minha janela para o mundo, foi ela que me despertou para uma série de coisas como pessoa, mais até do que como profissional.”

“Não faz sentido falar só daquilo que é óbvio: da política do dia, das questões económicas do dia, do desporto do dia. Há muitas outras coisas, mais ou menos populares, que interessam às pessoas.”

Vítor Moura

“Para mim a cultura é partilha. Partilha de experiências, conhecimento, percepções. Acho que me comecei a abrir para o que é a cultura pelas experiências de vida noutros países. O viajar, o mover, conhecer outras pessoas, outras realidades, isso é o processo incrível de troca. Essa troca enriquece-te. Isto pode ser no Minho, ou pode ser no Sul de Itália.”

“Como profissional que vem do cinema, acho que a direcção actual da RTP tem uma visão que fazia muita falta a um canal público e principalmente a quem trabalha na escrita de conteúdos, na realização. Havia algum desamparo, que não era justo, para com os profissionais de audiovisual.”

“Há uma coisa que a mim me toca especialmente, que é a educação. Portugal tem longa estrada na educação de público em qualquer arte performativa.”

Catarina Neves Ricci

FICHA TÉCNICA

Conversa com
Teresa Nicolau da RTP
Tiago Pereira da Música Portuguesa a Gostar dela Própria
Vítor Moura da TVI
Catarina Ricci, realizadora e programadora

Moderador – Pedro Saavedra
Captação de som – Jorge Cabanelas
Sonoplastia – Rui Miguel/Dizplay
Fotografia – Matilde Cunha

Terceiro Capítulo do Modernista Tradicionalista
Texto de João Tordo
Interpretação de Carla Chambel
Música, Sonata No. 25, Op. 79 in G (Ludwig van Beethoven) – Complete Performed by Paavali Jumppanen
Captação de som e sonoplastia Telmo Gomes
Co-produção ZOV e Gerador