Percorrer as lojas, cafés e restaurantes da Mouraria é uma viagem às histórias de um passado marcado por Fado, Varinas e Marinheiros, mas também uma volta ao mundo em meia dúzia de ruas. Cerca de 50 nacionalidades diferentes habitam este território que, simultaneamente, se torna mais cosmopolita a cada dia  que passa. O comércio é o mais diversificado da cidade de Lisboa: tradicional, multicultural e cosmopolita.

Retalhos do Comércio de um Bairro é também o nome de um projecto que está a ser desenvolvido pela Associação Renovar a Mouraria no âmbito da 5ª edição do BIP ZIP, um programa de desenvolvimento local da Câmara Municipal de Lisboa. Através da implementação de um conjunto alargado de acções, o objectivo é agir em torno de 3 eixos fundamentais para a dinamização do comércio da Mouraria e reforço da sua sustentabilidade económica: capacitação dos agentes de comércio ao nível da comunicação e imagem; atracção de novos públicos e promoção de uma rede activa de comerciantes.

Sábado, dia 14 de Maio, no Trampolim Gerador #3 a instalação vídeo de Miguel Henriques sobre os comerciantes da Mouraria, vai estar em constante repetição durante todo o dia, num espaço que não poderia ser outro que não uma loja: na Ginjinha da Mouraria.

Não percas ;-)