De 1 a 3 de dezembro podes ir à Santa Bebiana em Paul, Covilhã. Esta é a festa onde as pessoas ocupam as antigas lojas de animais/ adegas e criam tascas abertas para a rua, criando um ambiente de tascas em várias ruas, todas centradas à volta da praça. É de entrada livre!

Outrora comemorada pelos pastores, a Santa Bebiana na atualidade é uma referência cultural que há muito ultrapassou as fronteiras geográficas da vila, assumindo-se como uma iniciativa que, de algum modo, impulsiona a economia local.

Esta festa está desde tempos remotos ligada aos festejos dos pastores e agricultores, durante o mês de Dezembro. Não há registos escritos, apenas algumas memórias… como a do Ti Firmino que aos 97 anos, em 2010, nos contava que participava neste encontro dos pastores com os ganhões da aldeia, no princípio do século XX.

Pelo décimo terceiro ano consecutivo, volta-se a (re)viver esta tradição tão sui generis, promovendo o Concelho da Covilhã e a Freguesia do Paul.

Para completar esta identidade tão própria, a 13ª edição da Santa Bebiana continuará a contar com outros elementos chave, tais como a gastronomia local, o artesanato tradicional regional e nacional, a música e a dança popular e tradicional, entre outras.

Sabe mais nas suas redes sociais:

instagram: https://www.instagram.com/santabebianapaul/

facebook: https://www.facebook.com/santabebianapaul/

evento: https://www.facebook.com/events/1923379301235281/

youtube: Https://www.youtube.com/channel/UCu1a0l55GA73DHwi-rzb-yw/videos?view_as=subscriber