Depois de 4 anos de actividade e um interregno de alguns meses está de volta o Shortcutz Viseu, um dos mais antigos eventos da Rede Shortcutz, que inclui quase 20 cidades portuguesas e estrangeiras.

A primeira sessão desta temporada acontece no dia 30 de Março, às 22h, no Museu Nacional Grão Vasco. Será o regresso a uma casa que acolheu pela última vez uma sessão do Shortcutz há mais de dois anos. Nesta sessão #95 serão exibidas duas curtas-metragens de animação em competição: “Tocadora” de Joana Imaginário e “Macabre” de Jerónimo Ribeiro Rocha e João Miguel Real. O convidado especial será o jornalista Tiago Fernandes Alves, responsável pelo “Cinemax”, programa de televisão da RTP2 que exibe curtas-metragens de realizadores portugueses. Trazida pelo Tiago Alves, será ainda apresentada a curta-metragem “Sol Branco” de Cristèle Alves Meira. A entrada será gratuita.

Este regresso será marcado por muitas novidades, nomeadamente uma aposta forte em trazer a Viseu extensões de outros Festivais de Cinema, estando previstas as seguintes: Monstra, Indie Lisboa, Curtas de Vila do Conde, MotelX e Dia Mais Curto.

O cinema de animação e o documentário vão ganhar peso na programação, assim como a participação do público na escolha das melhores curtas em cada sessão. Ao longo das #94 sessões já realizadas, o Shortcutz Viseu já trouxe à cidade mais de 400 curtas-metragens e mais de 300 convidados – realizadores, produtores, directores de fotografia, actrizes e actores, directores de arte, argumentistas e directores de festivais. Esta temporada prevê a continuação dessa aposta, de forma a manter uma oferta regular de cinema curto e de contacto com os autores ao longo de todo o ano. As sessões acontecerão quinzenalmente, às sextas-feiras, no Museu Nacional Grão Vasco e, de acordo com agenda a estabelecer, com algumas sessões no auditório da Quinta da Cruz.