A Câmara Municipal de Almada vai estabelecer um Protocolo de Cooperação com a Associação Música, Educação e Cultura (AMEC | Metropolitana), a entidade gestora da Orquestra Metropolitana de Lisboa, da Orquestra Académica Metropolitana e da Orquestra Sinfónica Metropolitana. A minuta do protocolo foi aprovada a 6 de fevereiro numa reunião pública de Câmara. A Câmara Municipal recupera, desta forma, a relação que tinha tido com a AMEC | Metropolitana, uma vez que já estiveram associadas no passado. 

Como forma de pôr em prática o protocolo, em 2019 o concelho de Almada vai receber concertos para todas as idades. Estão programados dois concertos da Orquestra Metropolitana de Lisboa, um concerto de uma das orquestras académicas geridas pela AMEC | Metropolitana, um ciclo de cinco concertos para crianças e famílias e outras iniciativas de animação sociocultural. Estes concertos vão ser financiados com 25 mil euros e receber apoio logístico para a realização dos mesmos, por parte da Câmara Municipal. 

A AMEC | Metropolitana surgiu em 1992 enquanto instituição cultural sem fins lucrativos, com o objetivo de ensinar e divulgar a música clássica. É responsável pela gestão da Orquestra Metropolitana de Lisboa, da Orquestra Académica Metropolitana e da Orquestra Sinfónica Metropolitana, assim como da Academia Nacional Superior de Orquestra (estabelecimento do ensino superior), do Conservatório de Música da Metropolitana (ensino básico e secundário) e da Escola Profissional Metropolitana (ensino integrado). É constituída por cerca de 650 alunos, 80 professores, 40 administrativos e 40 músicos profissionais de gerações diferentes, que se vão cruzando entre si nos diferentes espaços da AMEC | Metropolitana. 

Na mesma reunião foi aprovado um protocolo que prevê a concretização, dinamização e programação da Casa da Dança de Almada, uma parceria entre a Câmara Municipal e a Companhia Paulo Ribeiro – Associação Cultural, prevista para o Ponto de Encontro, em Cacilhas. Este projeto pretende garantir uma maior oferta qualitativa na programação de espetáculos de dança contemporânea e promover o ensino das diferentes modalidades, especialmente junto da população mais jovem. 

Sabe mais sobre a AMEC | Metropolitana aqui, e sobre o protocolo da Casa da Dança de Almada aqui

Texto de Carolina Franco
Fotografia de Kael Bloom via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.