Combater a crise climática é um dos maiores desafios que a humanidade enfrenta este século. Perceber a sua origem com base na ciência, as consequências e as ações que podemos tomar a diferentes escalas é fundamental.

Apresentação dos evidências científicas que fundamentam o aquecimento global e as consequentes alterações climáticas. Identificação das consequências à escala global e de Portugal. As necessidades de mitigação e adaptação. A trajetória das negociações globais, as metas mundiais no contexto do Acordo de Paris e da União Europeia. As medidas necessárias por Portugal para se atingir a neutralidade climática.

Quais são os objetivos deste curso?

  • Compreender a fundamentação do problema das alterações climáticas;
  • Conhecer os cenários futuros às escalas nacional e global;
  • Identificar e contribuir para estratégias de mitigação e adaptação;
  • Saber estabelecer prioridades de ação para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa num contexto de sustentabilidade.

Quem é o formador?

Francisco Ferreira é Professor Associado no Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-NOVA) e investigador do CENSE (Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade). É licenciado em Engenharia do Ambiente pela FCT-NOVA, mestre por Virginia Tech nos EUA e doutorado pela Universidade Nova de Lisboa. Tem um significativo conjunto de publicações nas áreas da qualidade do ar, alterações climáticas e desenvolvimento sustentável. Foi Presidente da Quercus de 1996 a 2001 e Vice-Presidente entre 2007 e 2011. Foi membro do Conselho Nacional da Água e do Conselho Nacional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Atualmente é o Presidente da “ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável”, uma organização não-governamental de ambiente com atividade nacional.

Qual é o programa das aulas?

Aula 1 | Alterações climáticas – as causas
O aquecimento global e as consequentes alterações climáticas. As evidências e a investigação científica: aumento de temperatura, concentração de dióxido de carbono na atmosfera, eventos meteorológicos extremos. Emissões de gases com efeito de estufa à escala nacional, europeia e mundial por tipo de gases e setores; estado atual e evolução

Aula 2 | Alterações climáticas – as consequências
Efeitos principais: progressão do aumento de temperatura, eventos meteorológicos extremos, subida do nível do mar, migração de ecossistemas, produção agrícola, florestal e pescas. Dimensão global, escala europeia e nacional

Aula 3 | Alterações climáticas – a ação individual e coletiva
As ações necessárias de mitigação e adaptação. As negociações internacionais com destaque para o Acordo de Paris. Pacto Ecológico Europeu com destaque para a Lei Europeia do Clima. Roteiro Nacional para a Neutralidade Carbónica 2050. Ações individuais de redução das emissões: mobilidade, alimentação, energias renováveis, eficiência energética, entre outras

Quando acontece? 

25, 26 e 31 de agosto. Das 18h00 às 21h00.

Como funciona o curso?

Este curso tem a duração de 9 horas repartidas em 3 dias de aulas. Esta formação é realizada por videoconferência, online. Vais receber um link através do qual consegues aceder à formação em tempo real. As aulas ficam gravadas para consulta, a pedido do aluno, durante o período do curso.

Como posso participar?

Para teres acesso à experiência completa, adquire aqui o teu pacote Academia de Verão.

Se preferires frequentar apenas este curso, entra aqui.

Se tiveres dúvidas envia-nos um e-mail.