Os espaços culturais já não podem ser visto como caixas isentas da mudança, torna-se inquestionável a importância do ativismo curatorial.

Neste workshop online pretende-se incentivar uma reflexão conjunta sobre a importância da arte e de espaços expositivos na contemporaneidade.
O ponto de partida passa por entender as bases do ativismo curatorial e, em função disso repensar o museu de hoje. Cada vez mais é importante incluir na programação temas como o colonialismo, o racismo, o feminismo, etc.

Importa perceber como estes assuntos se interligam com a nossa vida cotidiana, e como devem ser levados para dentro do espaço expositivo. O nosso papel como público também pode e deve ser crítico, é fundamental repensar as lógicas e dinâmicas dos museus.

Quais os objectivos deste workshop?

  • Explorar o que é Ativismo Curatorial e que mudanças esta prática já trouxe aos museus pelo mundo;
  • Providenciar ferramentas de pensamento que possam expandir os contextos daquilo que vemos quando visitamos um museu (no caso museus de arte, mas não só);
  • Disponibilizar ferramentas para a integração dos temas tratados na concepção de uma exposição.

Qual a próxima data deste workshop?

Novas datas serão anunciadas brevemente.

Que materiais são necessários?

  • Material de escrita- papel e canetas

Quem são as formadoras deste workshop?

Andreia Coutinho e Maribel Mendes Sobreira são o núcleo duro do Colectivo FACA, formado em 2019. Este é um projecto de curadoria e cidadania activa que questiona as narrativas da cultura visual. O grupo pensa acerca das temáticas do feminismo, colonialismo, racismo, LGBTQI+ e não-normatividade em geral em espaços museológicos.

Como funciona o workshop online?

workshop é realizado por vídeo online, acontece em tempo real e fica gravado para posterior consulta durante as 48h seguintes. No decorrer da sessão vais ter oportunidade de interagir com as fundadoras do Colectivo FACA e colocar questões.
O workshop deverá contar no mínimo com 8 participantes.
Nos dias que se seguirem ao workshop irás receber por mail um certificado de participação

Onde posso ver informação mais detalhada?

Aqui podes consultar o nosso regulamento.
Aqui sabes um pouco mais sobre o Colectivo FACA.
Aqui podes mandar-nos um mail com dúvidas, questões ou elogios.

Créditos da fotografia Unsplash

workshop_ativismo_curatorial_coletivo_FACA_academia_gerador