Já conheces a crónica Barómetro ao Milímetro? Se ainda não, esta nossa rubrica quinzenal vai pôr-te a par dos resultados do estudo Barómetro Gerador Qmetrics que, anualmente, desde 2019, avalia a perceção dos portugueses sobre a cultura.

A edição de 2020, apresentada em junho deste ano, avaliou já o impacto da pandemia COVID-19 na sociedade e setor da cultura. Alguns dos dados têm vindo a ser reavaliados, ao longo deste ano, em vagas adicionais de análise, para percebermos as evoluções ou regressões na forma como os portugueses percepcionam o impacto da pandemia na cultura e nas suas vidas. 

Em 2019 o Gerador juntou-se à Qmetrics, uma empresa de referência na área dos estudos de mercado em Portugal, para criar uma ferramenta que apoiasse autores, agentes culturais e líderes políticos e empresariais nas decisões relacionadas com as estratégias culturais.

Foi assim que surgiu o Barómetro Gerador Qmetrics, um estudo anual que analisa a opinião dos portugueses sobre a cultura, através de 1.200 entrevistas representativas da população portuguesa, sobre temas sociais e culturais relevantes.

Quinzenalmente mergulhamos neste estudo e lançamos o Barómetro ao Milímetro, artigos onde detalhamos algumas conclusões do Barómetro Gerador Qmetrics, passando a pente fino temas como A disponibilidade dos portugueses para a cultura ou O crescimento da insatisfação com a ação do Estado.

Curioso? Podes saber mais sobre o estudo de 2020 aqui, comprá-lo na nossa loja online ou, ainda, consultar todos os artigos Barómetro ao Milímetro e ficar a par do comportamento da cultura em Portugal.