Na longa bateria de questões abordadas no Barómetro Gerador Qmetrics, fomos procurar saber quais os espaços culturais, o património cultural e os eventos que os portugueses mais visitaram. Perguntámos quais os espaços, património e eventos que as pessoas foram, pelo menos, uma vez na vida, assim como questionámos sobre a ida no último ano.

O trabalho de exploração seguinte permitiu-nos analisar em pormenor determinadas secções de resposta. E por isso foi simples conseguirmos perceber quais as dimensões preferidas pelos jovens. Bastou compararmos as percentagens de visitantes entre os 15 e os 24 anos com a percentagem de visitantes global.

Estes são os eventos onde a diferença entre as duas percentagens é mais significativa, logicamente a favor dos jovens:

Não é surpresa ver três festivais de música nos primeiros lugares, mesmo sabendo que estes eventos não ocupam os lugares cimeiros das preferências de todos os portugueses. Para a população global, por exemplo, o NOS Primavera Sound é o 11º evento mais visitado. De sublinhar a força da Feira Medieval de Santa Maria da Feira que compara positivamente com o NOS Alive!

Fomos, ainda, espreitar quais os eventos que os jovens menos preferem, partindo exatamente do mesmo princípio de comparação de percentagens de visitantes entre os 15/24 anos e a população geral. E estes são os resultados:

Também não é de todo revelador que eventos mais clássicos possam preencher o top dos eventos mais desinteressantes para os jovens. Há, claramente, uma oportunidade significativa destes eventos de introduzirem estratégias de atração dos portugueses entre os 15 e os 24 anos.

Sabe tudo sobre o Barómetro Gerador Qmetrics aqui.

O Barómetro Gerador Qmetrics pretende fornecer ferramentas para apoiar livremente os autores, agentes culturais e líderes políticos e empresariais nas decisões relacionadas com as estratégias culturais. E quer pôr todos os portugueses a reflectir sobre a importância da cultura para a sociedade.

O Barómetro Gerador Qmetrics é um estudo anual sobre a percepção da cultura em Portugal. Nesta primeira edição foram feitas 1.192 entrevistas telefónicas numa amostra aleatória estratificada por região, sexo e escalão etário. A amostra é representativa do universo de indivíduos residentes em Portugal Continental e Ilhas, com idade igual ou superior a 15 anos. As entrevistas foram realizadas entre 8 de março e 6 de maio de 2019.
Os resultados apresentados no relatório Barómetro Gerador Qmetrics têm um nível de confiança de 95%. A margem de erro para uma escala de 1 a 10 é de 0,16 pontos e a margem de erro para a proporção é de 2,8 pontos percentuais.