O programa VER-Viveiro do Emprego Regenerador é a mais recente iniciativa da cooperativa Biovilla. Com o objetivo de realizar ideias sustentáveis, abre candidaturas a curso gratuito, que decorrem até 26 de Março.

A cooperativa focada na sustentabilidade, localizada no Parque Natural da Serra da Arrábida, lança um programa de emprego que estará em vigor até 2022. Conhecida pelas experiências de turismo de natureza, workshops de da sustentabilidade e agricultura biológica, esta nova iniciativa surge para resolver problemas como "o desemprego jovem e de longa duração e a perda de biodiversidade", afirmou a diretora - geral da cooperativa ao P3, em entrevista.

O curso é gratuito e tem a duração de oito meses. As candidaturas decorrem até dia 26 de março, sendo que o critério de seleção prioriza desempregados de longa duração inscritos no IEFP há um ano e jovens desempregados entre os 21 e os 30 anos, com o 12.º ano, nascidos nas regiões de Palmela e Setúbal.

A formação inicia-se a 14 de abril e termina no último mês do ano, em dezembro, com um pitch final, onde os participantes vão apresentar as suas ideias e as possibilidades de recrutamento ou contratação no projeto.

A iniciativa da Biovilla pretende formar cerca de 105 pessoas, desenvolvendo as ferramentas de criação dos seus próprios negócios em diferentes áreas como; horta biológica, sementes e floresta autóctone; ervas aromáticas e cosmética natural; turismo de natureza; e transformação de alimentos e alimentação saudável. Conta com o apoio financeiro da Portugal Inovação Social.

Sabe todos os detalhes para te candidatares aqui.

Texto de Patrícia Silva
Fotografia retirada do website da Biovilla

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.