História e Estética do cinema africano do continente à diáspora

O curso Cinema Africano: do continente à diáspora, com Lolo Arziki (cineasta, ativista LGBT) parte da visualização de diversos filmes durante as aulas para se dividir em dois momentos distintos. O primeiro, trata da história do movimento cinematográfico africano logo após a libertação dos países (décadas de 1960 e 1970) e a análise da linguagem estética comum a essas produções. Num segundo momento, iremos perceber como hoje, na contemporaneidade, se pensam e se criam narrativas de auto-representação. 

Quais são os objetivos deste curso?

  • Conhecer a história do Cinema de África
  • Desenvolvimento de sensibilidade estética
  • Optimizar o olhar sob o corpo negro trazendo novas narrativas de representação
  • Sensibilizar para a linguagem visual e criar uma identidade cinematográfica própria
  • Ferramentas para guiões de auto-representação

Qual é o mapa das aulas?

Aula 1 | Introdução à história da representação negra no cinema

Era colonial e subrepresentação da África no cinema

Aula 2 | História do cinema da África

Década de 1960 e 1970. Leitura sobre as primeiras produções cinematográficas de realizadores africanos. O que motiva as primeiras criações?

Visualização de excertos do filme «La Noire de...» (1966), de Ousmane Sembene

Visualização de excertos do filme «Touki Bouki» (1973), de Dijibril Diop

Para a terceira aula, os alunos deverão fazer uma recensão crítica sobre um dos filmes para ser utilizada como base de discussão acerca destas produções.

Aula 3 | História do Cinema da África (Década de 80)

Visualização de excertos do filme «Yeelen» (1987), de Souleyman Cissé e «Quartier Mozart» (1992), de Jean Pierre Bekolo

Discussão, com base nas observações dos alunos, diálogo sobre a globalização e o cinema africano.

Aula 4 | Mulheres no cinema da África 

Visualização de excertos do filme «Sambizanga» (1972), de Sarah Maldoror

Debate sobre o filme. A importância de mulheres como Sarah Maldoror ou Safi Faye para a discussão da representação de género no cinema da África.

Aula 5 | Cinema e História na luta de independência e pós colonial (Ex-colónias Portuguesas) 

Visualização de excertos do filme «Mortu Nega» (1988) de Flora Gomes.

Discussão sobre a história, a política e o cinema da Guiné Bissau e de Portugal.

Aula 6 | Estética do cinema da África

Equilíbrio dos elementos visuais e estética fotográfica. A estrutura narrativa - da estética da fome à estética do faminto.

Estudos sobre a auto-representação e proposta para projeto final (criação de um texto/guião com o tema «Olhar sobre o meu corpo»)

Aula 7 | Cinema negro Brasileiro

História das primeiras produções do cinema negro brasileiro.

Visualização de excertos de filmes do cineasta Zózimo Bulbul (1973 - 2002) e reflexão sobre a estética cinematográfica proposta por este movimento.

Aula 8 | Cinema americano, Black Filmmakers

Visualização de excertos do filme «Pariah» (2011), de Dee Rees e «13th» (2016), de Ava Duvernay

Conversa sobre a desconstrução da representação negra estereotipada no cinema hollywoodiano.

Aula 9 | Cinema das Áfricas Contemporâneas

Criações cinematográficas contemporâneas no continente e na diáspora, exibição de uma série de curtas metragens, breve apresentação sobre cinema experimental. 

Aula 10 | Apresentação dos Projetos

Apresentação de projetos escritos e conversa informal sobre os mesmos. 

Como funcionam as aulas em regime misto, online e presenciais?

O curso decorre presencialmente na Central Gerador, o espaço do Gerador no Lumiar, em Lisboa, mas, também podes optar por assistir a este online. Na versão online, todas as aulas são transmitidas em tempo real e ficam gravadas. As gravações podem ser consultadas durante o período em que decorre o curso e até uma semana depois da última aula. Após essa data, as gravações das aulas serão eliminadas.

Quais as datas das aulas? 

As aulas decorrem à segunda-feira, às 19h00:
11, 18, 25 de Outubro
08, 15, 22, 29 de Novembro
06, 13, 20 de Dezembro

Como é feita a avaliação?

Cada curso tem um conjunto de 4 critérios claramente definidos. Dois desses critérios existem em todos os cursos da Academia Gerador e outros dois são da responsabilidade de cada Prof.

Critérios Academia Gerador 

Participação: Capacidade do estudante intervir de forma positiva, valorizando-se a proatividade. Vale 20% da nota final.
Criatividade: Capacidade de encontrar soluções originais para os desafios colocados. Vale 20% da nota final.

Critérios escolhidos pelo Prof

Recensão crítica: Qualidade da recensão elaborada sobre um dos filmes visualizados em aula. Vale 30% da nota final.
Projeto Final: Elaboração de um texto com uma narrativa cinematográfica como, por exemplo, uma proposta de guião. Vale 30% da nota final.

Onde posso ver informação mais detalhada?

Aqui podes consultar o nosso regulamento.
Aqui sabes um pouco mais sobre Lolo Arziki 
Aqui podes mandar-nos um mail com dúvidas, questões ou elogios.

Como é feita a inscrição e pagamento?

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