No próximo dia 22 de dezembro, a Baixa de Coimbra torna-se palco de concertos gratuitos protagonizados por grupos musicais locais emergentes. A iniciativa tem lugar em espaços comerciais desocupados do centro histórico da cidade.

O evento conta com a organização da produtora e estúdio de gravação conimbricense Blue House, em parceria com a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC). O responsável pela produtora, Ricardo Jerónimo, em declarações à agência Lusa, afirmou que os grupos musicais participantes neste projeto se tratam de “bandas que estão a começar, que ainda não têm um público consolidado e que têm mais dificuldade em conseguir tocar nas salas mais formais da cidade”.

Os músicos que atuam na zona histórica de Coimbra no próximo sábado são Filipe Furtado, açoriano residente na cidade que junta bossa nova com jazz, Busted Kittens, um projeto de Gonçalo Parreirão, e MC Ruze, um rapper que, embora não emergente, tem uma grande ligação com a cidade.

Os concertos acontecem entre as 11h30 e as 16h15, em espaços como o Terreiro da Erva, a Praça do Comércio ou o Adro de Baixo. Segundo Ricardo Jerónimo, a Blue House espera, em 2019, dar continuidade a este ciclo de concertos.

Texto de Carolina Gaspar
Fotografia de Uriel Soberanes, disponível via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.