No dia 26 de abril, pelas 22h, acontece uma mostra de curtas-metragens no Auditório Municipal Eunice Muñoz em Oeiras cuja temática é a liberdade e diversidade artística.

A programação da mostra, a cargo da atriz Mia Tomé, conta com as seguintes curtas-metragens:

Curioso acerca das curtas e dos realizadores?

Edgar Pêra já realizou mais de 30 filmes, incluindo curtas e longas-metragens. Em 2006 ganhou o Pasolini de carreira, atribuído em Paris. A Caverna é uma curta-metragem que serviu de ensaio para o filme O Espectador Espantado (2016) e que levanta questões acerca da natureza das imagens e da sua relação com os espetadores.

Filipe Melo publicou o conto de banda desenhada Sleepwalk em 2017, que deu origem à curta-metragem com o mesmo nome que assina como realizador e argumentista. Selecionada para o Montreal World Film Festival, Sleepwalk foi rodado integralmente nos EUA e conta a história de um homem que parte em busca de uma tarte de maçã.

Joana Linda é fotógrafa e realizadora. Em 2014, apresentou a curta Em cada Lar Desfeito Um Coração Perfeito no IndieLisboa. Layla e Lancelote é uma curta filmada com um iPhone que apresenta a própria Joana Linda num típico dia de trabalho e que desafia o espetador a interrogar-se acerca do conceito de felicidade.

Paulo Furtado, cujo nome artístico e sonante é The Legendary Tigerman, é um músico português célebre pelo seu conceito de homem-orquestra. Para o seu álbum Femina (2009), Paulo Furtado realizou seis curtas-metragens musicais em Super 8, um cartuxo com apenas três minutos. A curta Il Serpentone é uma delas.

A mostra é gratuita mas sujeita à lotação de 257 pessoas por ordem de chegada (185 na plateia e 72 no balcão). As senhas começam a ser distribuídas às 21:30h, meia hora antes do início do evento. Não faltes :)

Este evento faz parte da iniciativa 45 anos do 25 de Abril, dinamizada pelo Munícipio de Oeiras e pelo Gerador, que celebra a instauração da democracia em Portugal através de múltiplos eventos culturais. Consulta a programação completa da iniciativa aqui.

O Gerador está a dar uma mãozinha ao Município de Oeiras neste projeto.
Na foto: Cartaz da curta-metragem Sleepwalk, de Filipe Melo