A nona sessão do "Design systems tratados por tu" conta com a participação de Pedro Moreira da Silva, Staff Product Designer na GitLab, uma plataforma destinada às equipas de development. O webinar é gratuito e acontece no dia 20 de janeiro pelas 18h30 via Zoom.

O nome "design system" ecoa cada vez mais na vida de quem cria produtos online. "Design system" é uma coleção de componentes reutilizáveis, padronizados para determinado produto, site ou sistema web que podem ajudar a trabalhar de forma mais ágil, colaborativa, experimentalista, iterativa e eficiente possível - um dos grandes objetivos das equipas que trabalham com estes produtos digitais.

Para a nona conversa do ciclo "Design systems tratados por tu", o Clube Criativos de Portugal (CCP) propõe uma partilha - com a curadoria e moderação de Ruben Ferreira Duarte - não só sobre design systems, mas, também sobre equipas, o seu funcionamento e como tudo isso pode acontecer num modelo de equipa completamente remote. Para isso convidaram o Staff Product Designer da GitLab, Pedro Moreira da Silva (que desenvolveu também o seu design system Pajamas e concebeu outros para produtos, websites, consultoras e startups), para falar um pouco do seu percurso, perceber quais são os seus maiores desafios e descobrir alguns dos processos de trabalho das equipas no dia a dia.

A GitLab é uma plataforma destinada às equipas de development (e não só) que procura afirmar-se essencialmente como uma plataforma de DevOps completa. A plataforma tem feito um caminho notável de evolução, conjugando isso com uma cultura verdadeiramente open-source e remote. O Pajamas Design System por sua vez, é o design system que está na base de construção de toda a experiência e interface da GitLab. Open-source desde as suas primeiras versões, a documentação disponível online não é um apanhado do sistema, é exatamente o mesmo instrumento que todos os dias as equipas da GitLab utilizam, estejam onde estiverem.

Este webinar acontece já no dia 20 de janeiro pelas 18h30 via Zoom, e as inscrições (gratuitas) podem ser feitas, aqui. .

Texto de Patrícia Nogueira
Fotografia disponível via Unsplash

Se queres ler mais notícias, clica aqui.