Por que raio o Gerador tem uma Escola?

Temos a sorte de ir conhecendo muita gente que tem conhecimento para dar, pela qualidade do trabalho que produz, pela dedicação desmesurada ou pela vontade de querer saber sempre mais. Mesmo se nunca deram aulas antes. São pessoas apaixonadas pelo que fazem e que têm uma mensagem para passar ao mundo.

E sentimos a responsabilidade de poder contribuir para a sociedade, principalmente depois de termos arrancado com o projecto Faísca Gerador, em que demos formação a jovens dos 16 aos 35 anos, das zonas prioritárias de Lisboa, numa parceria com o programa BIP/ZIP da Câmara Municipal de Lisboa.

Huuum mas há tanta coisa de cursos por aí, o que tem a Escola Gerador de novo?

Os Profs são profissionais em actividade

Andamos atrás das pessoas que têm orgulho no que fazem e que têm a urgência de o transmitir aos outros. São autores, gestores, programadores, produtores e muitos outros acabados em ores que conhecemos e admiramos.

Modelo prático pronto-a-trabalhar

Juntámos a estes profissionais um modelo muito prático de ensino, com exercícios, debates, discussões e auto-crítica, tudo num cozinhado de 10 aulas de 2,5 horas cada, num horário que dê para todos, sempre a partir das 19h30.

Os 2 estudantes com melhor aproveitamento vão fazer um projecto com o Gerador

Premiamos os dois estudantes com melhor aproveitamento na avaliação feita por cada Prof, com critérios e ponderações claros e conhecidos desde o início das aulas. Em cada ofício estão descritos quais os projectos que o Gerador dispõe como prémio.

Rede de Potenciais Estágios

Ainda metemos os nossos parceiros ao barulho, criando uma rede de potenciais estágios. A pedido do estudante, no final de cada ofício, o Gerador contacta o parceiro que lhe interessa para que se avalie a possibilidade de se fazer um estágio. Caso o estágio avance, o Gerador dá apoio técnico ao estudante por um período adicional de 1 ano.

Como está a organizada a Escola Gerador?

Somos descontraídos, mas levamos o ensino muito a sério. Estamos desde setembro de 2016 a preparar a Escola Gerador, a falar com entidades, a estudar casos semelhantes e a descobrir as pessoas que nos inspiram.

Qualquer pessoa pode frequentar a Escola Gerador, independentemente do seu nível de conhecimento na área de formação que deseja. E decidimos que os ofícios têm um número mínimo de 6 estudantes e um número máximo de 14 estudantes para garantir que todos têm a atenção que merecem por parte dos Profs.

Todos os estudantes que concluam a ação de formação com um aproveitamento igual ou superior a 3, numa escala de 1 a 5, terão direito a um certificado da Escola Gerador. No caso de não aproveitamento, os estudantes têm direito a uma declaração de frequência da ação formativa.

Aqui podes aceder ao nosso Regulamento e saberes tudo o que há para saber.

Onde é a Escola Gerador?

No Lumiar, em Lisboa. Todas as aulas são realizadas na Central Gerador, um novíssimo espaço que o Gerador está a criar, no início da Rua Pastor de Macedo, na parte de trás do edifício da Junta de Freguesia do Lumiar. Fica a 50 metros da saída da estação de metro Quinta das Conchas.

Espreita aqui os Ofícios disponíveis e o perfil dos Profs.

 

Créditos: foto por rawpixel.com através de Unsplash