fbpx

maio, 2020

27maio18:3019:30Destaque Conversas Centrais | Como fazer cultura para todas as gerações?Uma conversa com Catarina Aleluia, Lara Seixo Rodrigues e Maria Vlachou

Quando

27 maio quarta-feira 18:30 - 27 maio quarta-feira 19:30

Detalhe do evento

A intergeracionalidade na cultura será pensada através de projetos que procuram a partilha entre diferentes gerações. Conversaremos com Lara Seixo Rodrigues, da plataforma Mistaker Marker, que desenvolveu, com LATA 65, uma iniciativa para idosos no âmbito da arte urbana, bem como a Sebenta da Quarentena, uma sebenta com ideias para aproveitar o tempo confinado ao espaço da casa.

Contamos também com a presença de Maria Vlachou, museóloga e gestora cultural, coordenadora geral do primeiro estudo em Portugal sobre museus e público sénior, e Catarina Aleluia, coordenadora de Programação Cultural e Educativa.

Todos os dias temos momentos culturais no nosso site. Desde duetos em direto com artistas de áreas culturais diferentes, passando por conversas semanais ao vivo moderadas por um jornalista do Gerador, a leituras encenadas sempre às quintas-feiras, até a workshops de tudo o que pode ser útil para casa. Descobre aqui o nosso plano semanal.

Mais

Oradores deste evento

  • Catarina Aleluia

    Catarina Aleluia

    Licenciada em Artes Plásticas na vertente de Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2008), é mestre em Arte Pública (2013), e doutoranda em Belas-Artes com proposta de investigação sobre o conceito de «obra de arte tocável» no espaço público, e a importância da vivência e democratização do objeto artístico nos espaços expositivos. Pertence ao Centro de Investigação em Belas-Artes (CIEBA). É formadora acreditada nas áreas das artes visuais, artes plásticas e projeto, e é formadora associada da Arte Central. Desde 2005 participa em exposições de artes visuais, nos domínios da pintura, do mosaico e da construção de livros de artista na vertente pedagógica; e a partir de 2008 desenvolve projetos na área da Educação pela Arte no Museu Nacional de Arte Contemporânea/Museu do Chiado e consultoras de Arte. Em 2009 integra o Serviço Educativo da Casa das Histórias Paula Rego e, desde 2015 coordena o Programa do Serviço Cultural e Educativo do Bairro dos Museus pela Fundação D. Luís I.

  • Lara Seixo Rodrigues

    Lara Seixo Rodrigues

    misterkermaker

    A paixão pela Arte Urbana aliada ao orgulho em de ser serrana, fez surgir o WOOL | Covilhã Arte Urbana (2011) e desde então toda uma sucessão de outros formatos, geografias e públicos, sendo exemplos disso, o LATA 65 – Workshop de Arte Urbana para Idosos (2012), o MURALIZA | Festival de Arte Mural de Cascais (2014 - 2016), o ESTAU | Estarreja Arte Urbana (2016), Conquista o Sonho x FPF (2018) e FAZUNCHAR (Figueiró dos Vinhos, 2019). Em 2013/14, foi convidada a organizar as comitivas de artistas portugueses a atuar nos projectos de destaque internacional, TOUR PARIS 13 (França) e DJERBAHOOD (Tunísia). Permanece o interesse pelas Artes em geral, espelhado na curadoria/produção de diversas acções culturais e exposições, como a coletiva THE ART OF.USING THE BOX (Figueira da Foz, 2013), o projecto ESPIGAR NAS GENTES (Porto, 2015), o projecto integrado FIO (Coimbra, 2016) e a GTM | Gaia Todo Um mundo _ Rota Sustentada (Gaia, 2017). Foi também responsável pelo curadoria e organização da exposição ATTERO do artista Bordalo II (2017) que contou com mais de 27.000 visitantes. Para a gestão de todas estas facetas, fundou a MISTAKER MAKER | Plataforma de Intervenção Artística (2014), que tem por missão fomentar criativamente a produção e promoção de exercícios de Arte Contemporânea, em todas as suas formas de expressão. Desde 2018 integra o Grupo de Reflexão sobre o Futuro de Portugal, composto por 45 quadros portugueses nascidos depois de 1974, sem filiação partidária, em estreito e exclusivo diálogo com o Senhor Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa.

    misterkermaker

  • Maria Vlachou

    Maria Vlachou

    Consultora em Gestão e Comunicação Cultural. Membro fundador e Directora Executiva da associação Acesso Cultura. Autora do blog Musing on Culture (e do livro homónimo), onde escreve sobre cultura, gestão e comunicação cultural, públicos, acesso. Foi Directora de Comunicação do São Luiz Teatro Municipal (2006-2012) e Responsável de Comunicação do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva (2001-2006). Membro dos corpos gerentes do ICOM Portugal (2005-2014) e editora do seu boletim. Foi consultora do Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva e da Comissão Cultural da Marinha. Colaborou com os programas Descobrir e Próximo Futuro da Fundação Calouste Gulbenkian. Estagiou no Petrie Museum of Egyptian Archaeology e no Natural History Museum (Londres). Fellow e membro do ISPA – International Society for the Performing Arts (2018, 2020). Alumna do DeVos Institute of Arts Management at the Kennedy Center for the Performing Arts (Washington, 2011-2013); Mestre em Museologia pela University College London (1994); Licenciada em História e Arqueologia (Universidade de Ioannina, 1992).

{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}
X
X
Copy link
Powered by Social Snap