fbpx
Menu Grande Pesquisa
Carrinho0

junho, 2020

24jun19:0020:30Destaque Conversas Centrais | Corpo em movimento: a dança nos dias de hojeUma conversa com Maurícia Barreira Neves, Tiago Guedes e Victor Hugo Pontes

Quando

24 junho quarta-feira 19:00 - 24 junho quarta-feira 20:30

Detalhe do evento

Na quarta-feira tomamos como referência o tema da Revista Gerador 31, lançada no dia 18 de junho, e debatemos o papel da dança atualmente com a coreógrafa e performer Maurícia Barreira Neves, o programador cultural e coreógrafo Tiago Guedes e ainda o criador Victor Hugo Pontes.

Todos os dias temos momentos culturais no nosso site. Desde duetos em direto com artistas de áreas culturais diferentes, passando por conversas semanais ao vivo moderadas por um jornalista do Gerador, a leituras encenadas sempre às quintas-feiras, até a workshops de tudo o que pode ser útil para casa. Descobre aqui o nosso plano semanal.

Mais

Oradores deste evento

  • Maurícia Barreira Neves

    Maurícia Barreira Neves

    Coreógrafa e performer

    Tem produzido as suas próprias criações de dança, performance, instalação e música, aventurando-se também na área de figurinos e design de iluminação, nas suas criações. Trabalhou com RADAR 360 (“Arrumadores de Pessoas”, 2011); Martim Pedroso (“Penthesilia”, 2012); Margarida Mestre (“Corações ao alto”, 2013); Ana Borralho e João Galante (“Atlas”, 2014); João Sousa Cardoso (“Mima- Fatáxa”, 2015); Joris Lacoste (“Encyclopédie de la parole”, 2014) e Collectif Jambe (“AQUI HÁ REGRAS”, 2016); André Uerba (“Burn time”, 2017 e “A hole the size of your touch”, 2020); Gustavo Ciríaco (“Onde o Horizonte se move”, 2017); Ligia Soares (“Cuore”, 2018); Bruno Humberto e Rui Paiva (“a vila”, 2019); Joana Castro (“RITE OF DECAY”, 2019 e “darktraces”, 2020). Tem apresentado as suas criações em Lisboa (CCB, Teatro Cornucópia, Teatro Ibérico, Negócio – ZDB e Temps d’Images 2018 e 2020), Vila Nova de Gaia (Armazém 22), Montemor-o-Novo (PT.17), Serpa (Musibéria), Almada (Teatro Municipal Joaquim Benite), Torres Vedras (Cine-Teatro), Portimão (TEMPO – Teatro Municipal de Portimão), na Lituânia, Roménia e na Alemanha.

    Coreógrafa e performer

  • Tiago Guedes

    Tiago Guedes

    Programador cultural e coreógrafo

    Dirige desde setembro de 2014 o Teatro Municipal do Porto – Rivoli e Campo Alegre, e desde 2016 o Festival DDD – Dias da Dança no Porto, Matosinhos e Gaia. Programou o Foco Portugal a convite do Festival DañsFabrik, Brest 2018 e os espetáculos portugueses para a Bienal de Dança de Lyon. Paralelamente à sua atividade de programação leciona na Pós-Graduação em Dança Contemporânea na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto e na Universidade Lusófona do Porto. Iniciou a sua atividade coreográfica em 2001, tendo apresentado o seu trabalho em teatros e festivais um pouco por todo o mundo. Como coreógrafo associado colaborou com a RE.AL (2003-2007) e foi artista residente do Théâtre Le Vivat, em Armentières (2006-2008). Fundou em 2007 a Associação Cultural Materiais Diversos, que dirigiu até 2014 e com a qual criou o Festival Materiais Diversos (primeira edição em 2009). Entre 2011 e 2014 foi diretor artístico do Cineteatro São Pedro em Alcanena, do Teatro Virgínia em Torres Novas, ambos na região centro de Portugal.

    Programador cultural e coreógrafo

  • Victor Hugo Pontes

    Victor Hugo Pontes

    Coreógrafo

    Frequentou a Norwich School of Art & Design, em Inglaterra. Concluiu os cursos profissionais de Teatro do Balleteatro Escola Profissional e do Teatro Universitário do Porto, bem como o curso de Pesquisa e Criação Coreográfica do Fórum Dança. Fez o curso de Encenação de Teatro na Fundação Calouste Gulbenkian, dirigido pela companhia inglesa Third Angel, e o curso do Projet Thierry Salmon – La Nouvelle École des Maîtres, dirigido por Pippo Delbono, na Bélgica e em Itália. Como criador, a sua carreira inicia-se em 2003, com Puzzle. Desde então, vem consolidando a sua marca coreográfica, tendo apresentado o seu trabalho por todo o país e internacionalmente. Mais recentemente, as peças A Ballet Story (2012) e Margem (2018) foram distinguidas, respetivamente, como Espetáculo de Dança do Ano (Público e Expresso) e Melhor Coreografia (Prémios SPA). Integrou o programa DanceWeb 2017, do Festival ImPulsTanz (Viena), como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. É, desde 2009, o diretor artístico da Nome Próprio – Associação Cultural.

    Coreógrafo

Shopping cart
There are no products in the cart!
Continue shopping
0
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}
X
X
Copy link
Powered by Social Snap