A peça "O Regresso do Futuro" estreia na 44ª edição do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica - FITEI 2021, nos dias 7 e 8 de maio. Uma obra do poeta e dramaturgo Maiakovski, levada a palco pelas mãos do Teatro de Ferro e pelo Teatro das Marionetas do Porto, que une a poética portuguesa e russa, numa ode à revolução futurista.

O Grande Auditório do Teatro Municipal Rivoli é a primeira sala a receber a peça de Maiakovski, demonstrando a dinâmica da dramaturgia, feita também de poemas e fragmentos de peças teatrais traduzidos por Regina Guimarães, que une em palco atores e marionetas. Após a estreia no FITEI, a peça entra em itinerância por algumas salas do país, entre os meses de maio, junho e julho.

A cenografia incorporo elementos industriais e metálicos, com alusão a esboços múltiplos do rosto de Maiakovski

Com encenação e cenografia de Igor Gandra, a obra revisita o universo do poeta russo Vladimir Maiakovski. "Fizemo-lo a partir de alguns aspetos muito particulares do trabalho do autor, que são transversais ao seu teatro e à sua poesia – uma espécie de troca de correspondência com o futuro feita de mensagens e de visitas do futuro ao presente e vice-versa”, afirma o encenador e diretor artístico. Os elementos cenográficos, assumem tons metálicos alusivos à realidade insdustrial, com torres e guindastes, de inspiração construtivista, com sons experimentais, que evocam o período de revolução.

 Fazem parte da peça elementos do universo de Maiakovski: imagens, poemas e fragmentos de peças da sua máquina-do-teatro

Após a estreia no FITEI, a peça "O Regresso do Futuro” marcará também presença no FIMFA Lx – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas de Lisboa, a 20 e 21 de Maio, no Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo, no dia 5 de Junho, e no Festival de Teatro de Almada, de 9 a 12 de Julho.

Local: Grande Auditório do Teatro Municipal Rivoli

Horário: 7 de maio, às 19h30, e 8 de maio às 11h

Preço: Bilhete 9€. Consulte aqui.

Fotografias da cortesia de Teatro de Ferro e das Marionetas do Porto