Pensar o ato fotográfico, as diferentes narrativas e a preparar um portfólio para o mercado profissional.

Neste curso (9h) vais abordar o ato fotográfico. Desde a preparação de uma reportagem, à construção de um portfólio para o mercado profissional, passando pela edição, conceção de diferentes tipos de narrativas e subjetividade do olhar.

Durante a formação vais ter ainda oportunidade de ter o teu portfólio examinado através da lente da estética e do mercado profissional.

No final destas 9 horas, para além de desafiado a produzir novas fotografias, ou a olhar para o teu trabalho através de uma nova perspetiva, vais traçar planos para projetos futuros. 

Quais são os objetivos deste curso?

  • Avaliar os atuais portfólios dos alunos de forma a aperfeiçoar uma linguagem representativa e coerente do trabalho de cada um;
  • Capacitar os alunos, de forma teórica e prática, a criarem portfólios específicos de acordo com os seus targets e objetivos; 
  • Compreender a comunicação e circulação do trabalho não só no mundo artístico contemporâneo, mas também no mundo do editorial;
  • Criar um projeto futuro de raiz, e pensar em como ir para o terreno de uma forma adequada.

Quem é o formador?

Pauliana Pimentel é fotógrafa, artista visual, faz trabalhos de foto-reportagem, colabora com diversas galerias nacionais e internacionais, e é professora de fotografia autoral. Para além disto tudo, ainda lhe sobrou tempo para publicar vários livros e realizar filmes como “Youth of Athens” (2012) e “Entre Nous” (2014). Recebeu em 2015 o prémio de melhor trabalho fotográfico pela Sociedade Portuguesa de Autores, e em 2016 foi nomeada para o prémio ‘NOVO BANCO Photo’. Parte da sua obra pertence a colecionadores privados e institucionais.

Qual é o programa das aulas? 

Aula 1 | A Fotografia e o seu significado 
O instante decisivo e a narrativa. Apresentação do trabalho da formadora e análise do portfólio dos alunos.

Aula 2 | A abordagem documental e a sua relação com o meio
Representação do Real versus Encenação. Continuação da análise do portfólio dos alunos Exemplos de diversos autores.

Aula 3 | O lugar do fotógrafo no meio profissional
Como escolher as imagens certas? Critérios de edição: modos de exibir fotografias; influência da finalidade da imagem na sua construção; elementos que ligam as fotografias dentro de um mesmo trabalho. O fotógrafo e o mercado: o editorial e a galeria; o trabalho de autor; a reportagem; o retrato e o portfolio; a promoção e a rentabilização do trabalho.

Nota: Para tirar o melhor proveito do curso e assim usufruir do acompanhamento da formadora, é recomendado que os participantes já tenham portfólio ou algum trabalho prévio. 

Quando acontece?

5, 6 e 7 de julho. Das 18h30 às 21h30

Como funciona o curso?

Este curso tem a duração de 9 horas repartidas em 3 dias de aulas. Esta formação é realizada por videoconferência online, em tempo real. Vais receber um link através do qual consegues aceder à formação. As aulas ficam gravadas para consulta, a pedido do aluno, durante o período do curso.

Como posso participar?

Para teres acesso à experiência completa, adquire aqui o teu pacote Academia de Verão.

Se preferires frequentar apenas este curso, entra aqui.

Se tiveres dúvidas envia-nos um e-mail.