fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Gnration open day regressa a Braga com música, instalação e exposições

No segundo trimestre de cada ano é já esperada a habitual celebração de aniversário do…

Texto de Isabel Marques

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

No segundo trimestre de cada ano é já esperada a habitual celebração de aniversário do gnration, em Braga. Após dois anos, em que um não se celebrou devido ao confinamento geral e o segundo decorreu numa versão híbrida entre o online e o presencial, o gnration open day regressa em 2022 com o formato a que nos acostumou.

Fotografia de Carvalho Araujo

A 30 de abril, sábado, o gnration voltará a oferecer um programa repleto de concertos por músicos nacionais e estrangeiros durante tarde e noite, aliados a um programa de exposições que coloca arte em diálogo com a tecnologia.

Na música, o programa é encabeçado pelos portugueses Pluto, banda formada por Manel Cruz e Peixe no rescaldo do fim dos Ornatos Violeta, e que editaria apenas um disco, Bom dia (2004), em toda a sua carreira. Depois de uma primeira apresentação na sua cidade natal, no início deste ano, o segundo concerto da banda portuense está marcado para Braga.

Erika de Casier, cantora e produtora nascida em Portugal e radicada na Dinamarca, estreia-se ao vivo no seu país de origem depois de ter atraído a atenção internacional. Com disco pela mítica, 4AD, a nova sensação da pop e soul apresenta no gnration o seu Sensational, considerado como um dos melhores discos de 2021.

Erika de Casier, cantora e produtora_ Fotografia de Dennis Morton

O programa de música integra ainda Ko Shin Moon, duo formado Axel Moon e Niko Shin que funde cordas tradicionais orientais e música eletrónica; a estreia em palco de Isa Leen, o novo projeto a solo de Rita Sampaio (IVY, Grandfather’s House); e ainda dois projetos de comunidade: o Ensemble Caleidoscópio, conduzido pelo músico Bruno Pernadas no âmbito do projeto do programa em rede Caleidoscópio e que integra músicos provenientes das cidades de Braga, Barcelos, Fafe e Guimarães, e a Orquestra de Dispositivos Eletrónicos (ODE), promovida pelo Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts, com direção artística pelo músico Pedro Augusto, com uma criação focada na produção sonora alicerçada na tecnologia.

A noite encerrará com a Wav.in, o mais recente coletivo bracarense dedicado à criação e promoção da música eletrónica, que apresentará um concerto de Stereoacid e dj sets de João Lotes e Mingote.

Já o programa regular de música arrancará com a segunda apresentação do novo disco do guitarrista português Filho da Mãe. “Terra Dormente” é apresentado a 9 de abril e os bilhetes custam 7 euros.

Filho da Mãe, guitarrista_Fotografia ©Ana Viotti

A 14 de abril, com entrada gratuita, um encontro de dois mundos singulares entre a artista turca radicada no Porto, Ece Canlı, e a ativista, performer e produtora trans Odete.

A 31 de maio, o gnration receberá um concerto que ficará na memória de muitos e da própria sala: os norte-americanos Lightning Bolt, duo rock frenético composto por Brian Chippendale, bateria, e Brian Gibon, guitarra, que contam já com 25 anos de carreira, apresentam o sétimo e último disco Sonic Citadel. Os bilhetes custam 15 euros.

Lightning Bolt, duo rock

No âmbito do programa de apoio à criação artística local Trabalho da Casa, que proporcionou já a criação de novos discos por duas dezenas de artistas da cidade de Braga, Tiago Sampaio, metade dos Grandfather’s House, apresenta um novo EP do seu trabalho a solo enquanto St. James Park. A 3 de junho, com os bilhetes a 5 euros.

Tiago Sampaio (St. James Park)

A cantora, compositora, produtora e multi-instrumentista KeiyaA, que adiou a sua digressão em Portugal prevista para o final do ano passado, atuará a 8 de junho em Braga. A norte-americana, de 29 anos, sintetiza jazz, R&B e hip-hop, criando uma nova soul de voz doce e letras fortes. Forever, Ya Girl, o disco de estreia lançada em março de 2020, é o mote para a passagem por Braga. A entrada é livre.

KeiyaA, produtora e multi-instrumentista

A cantora e compositora de pop eletrónica, Nite Jewel, começou a fazer música com o apoio de Cole M.G.N., na altura seu marido, fundador de Ariel Pink’s Haunted Graffiti e produtor premiado com vários grammy pelo seu trabalho com Beck. No Sun é o quinto e mais recente disco de Nite Jewel, um trabalho pessoal que reflete a separação do seu marido, mas que aponta a carreira de Ramona Gonzalez para um patamar bem alto. Atua a 15 de junho, com entrada gratuita.

Nite Jewel, cantora e compositora de pop eletrónica

A fechar o programa de música para o trimestre de abr-jun, a 18 de junho, o coletivo artístico e plataforma de edição e distribuição de música Monster Jinx apresenta Monster Jinx Cromática, uma tarde que celebrará a fusão artística que habita entre a música, o design e a ilustração, espelhada em concertos de Stray e Don Pie Pie, e dj sets de Liquid e E.A.R.L. Os bilhetes custam 5 euros.

Don Pie Pie_trio musical

No âmbito da primeira edição da bienal de arte e tecnologia Index, promovida pela Braga Media Arts e a decorrer de 12 a 22 de maio em diversos locais de Braga, o gnration acolherá as performances de People Like Us, projeto de colagem audiovisual pela artista multimédia britânica Vicki Bennet, e o alemão Florian Hecker, um dos mais reconhecidos e respeitados artistas media e compositores da atualidade. Os espetáculos acontecem a 14 e 21 de maio, respetivamente. Os bilhetes custam 7 euros para cada.

Já no programa de exposições, e também em parceria com a bienal de arte e tecnologia index, Florian Hecker apresentará uma nova exposição em parceria com o gnration. A exposição estará patente de 12 de maio a 2 de julho.

Já o artista português Jonathan Uliel Saldanha dará a conhecer a instalação Lago Libidinal, desenvolvida em contexto de residência artística no INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia no âmbito do programa Scale Travels e apresentada em parceria do gnration com a bienal de arte e tecnologia. A instalação estará patente de 12 de maio a 15 de agosto. A entrada é gratuita.

Jonathan Uliel Saldanha_ artista

O trimestre de abril a junho marcará também o arranque de “Ecotactics”, ciclo de conversas online sobre práticas de investigação ambiental conduzidas e programadas por Margarida Mendes, investigadora hidrossónica, curadora e ambientalista.

Margarida Mendes, investigadora hidrossónica, curadora e ambientalista

Centrando-se nas metodologias exploratórias da literacia ambiental, esta série de conversas destaca uma rede de profissionais que têm vindo a experimentar novas abordagens para a investigação ecológica. Os primeiros convidados são dois dos mais reputados investigadores na área das últimas décadas: Steve Feld, antropólogo, músico e artista sonoro, e Godofredo Pereira, arquiteto e investigador que tem vindo a investigar, a publicar e a expor sobre a arquitetura ambiental e a política colética. As conversas decorrem a 20 de abril e 22 de junho, respetivamente, com transmissão nos canais de comunicação do gnration.

Também com foco no online, o ciclo de programação órbita trará mais três sessões, com novas obras encomendas que estabelecem pontes com o programa presencial do gnration, nos domínios da música, arte e tecnologia.

A 8 de abril, o artista media Miguel Carvalhais e a artista e investigadora Rosemary Lee apresentam a peça audiovisual “Myth; Magic; Machines”.

A 27 de maio, é exibido o encontro que coloca em palco a baterista, percussionista e compositora japonesa Ikue Mori e os percussionistas contemporâneos portugueses Nuno Aroso e João Miguel Braga Simões.

A 7 de junho, estreia a parceria entre o gnration, Culturgest e o Canal180, que se juntaram para criar Jogo Cruzado, onde uma curta-metragem de um artista visual será entregue a um músico para fazer a sua banda sonora e, ao mesmo tempo, uma composição musical será dada a um cineasta para que crie o seu filme. Todas as imagens e músicas são originais e serão estreadas nestas obras. Neste primeiro volume, um filme de Gemma Green-Hope será criado a partir de uma composição musical da portuguesa Surma e o reputado músico norte-americano Jim O’Rourke criará uma banda-sonora para um filme de Lois Patiño.

No programa de dança, o laboratório de transcriação coreográfica Guelra, desenvolvido pela Arte Total, convida a coreógrafa e performer Gabriela Barros. “Res Nulius” será desenvolvido ao longo de uma semana em contexto de residência artística e apresentado ao público a 9 de fevereiro. Os bilhetes custam 3 euros.

Gabriela Barros, coreógrafa e performer

Relembre-se ainda que desde a passada terça-feira que as candidaturas ao programa de residências artísticas Laboratórios de Verão, este ano, em parceria com o CIAJG – Centro Internacional de Artes José de Guimarães, em Guimarães, estão abertas.

Desde 2015 que os Laboratórios de Verão têm firmado um lugar de destaque na promoção da criação artística no distrito de Braga. Ao longo de sete edições, este programa de apoio à criação artística, criado pelo gnration, apoiou cerca de três dezenas de projetos e meia centena de artistas.

A open call é destinada a artistas ou coletividades residentes no distrito de Braga, ou cujos elementos são naturais do distrito de Braga, que se proponham a desenvolver conteúdos artísticos originais nos domínios da imagem, som, performance, interatividade, música, dança ou cruzamento entre as áreas anteriormente descritas. As candidaturas devem ser feitas através do site do gnration.

Dispositivo de Transporte (exposição)

Os bilhetes para o trimestre abr-jun 2022 podem já ser adquiridos aqui, no balcão gnration e nos locais habituais.

Texto de Isabel Marques
Fotografia de Carvalho Araujo

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

Saber mais

8 DE ABRIL 2024

A pobreza em Portugal: entre números crescentes e realidades encobertas

Num cenário de inflação galopante, os salários baixos e a crise da habitação deixam a nu o cenário de fragilidade social em que vivem muitas pessoas no país. O número de indivíduos em situação de pobreza tem vindo a aumentar, mas o que nos dizem exatamente esses números sobre a realidade no país? Como se mede a pobreza e de que forma ela contribuiu para outros problemas, como a exclusão social?

Saber mais
A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0