A Inez Aires nasceu no Porto, formou-se em Engenharia do Ambiente, continuou os estudos com um mestrado em Estratégias Bioclimáticas e Aplicação de Fontes de Energia Renováveis em Complexos de Eco-Aldeias e Creative Executive Leadership na THNK.

Viveu na Amazônia peruana onde trabalhou com a ONG ANIA em “Sustentabilidade em Terras de Crianças” desenvolvendo temas como: recursos energéticos renováveis, projeto de casa ecológica, gestão de resíduos, educação ambiental, permacultura e conservação da natureza. Colaborou no Manual “Tierra de Niños” e foi voluntária em comunidades indígenas na Floresta Amazônica.

Ao regressar a Portugal trabalhou como Assistente de Investigação no Grupo de Investigação em Energia, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico – UTL liderado pela Eurodeputada Prof. Maria da Graça Carvalho; em Projetos para a Comissão Europeia; foi Gestora de Projetos de consultoria, pesquisa, desenvolvimento e gestão ambiental na Terrasystemics; e Consultora de Projetos em Sustentabilidade Corporativa (Accountability Rating Portugal), carbono, pegada ecológica, educação ambiental, eficiência energética e alterações climáticas na SDC – Consultoria em Desenvolvimento Sustentável.

Participou em projetos de construção sustentável com o professor e arquiteto Pedro Ressano Garcia e recebeu o Prémio de Mérito no Concurso Internacional para o Novo Museu de Arte Contemporânea de Taipei com o OODA Architects.

Esteve envolvida em muitos eventos anuais e bienais, nacionais e internacionais, como o Boom Festival (PT), Envision Festival (CR), Festival La Calaca (MX), Rainbow Serpent (AU), Strawberry Fields (AU), Once Upon a Fest (USA), Mindvalley A-Fest (USA/MX), Freedom Festival (PT) e Lighting in a Bottle (USA).

Sendo uma ávida entusiasta do desporto, também colaborou em eventos relacionados com a Lagos Premium Sport Events, nomeadamente no Campeonato Mundial de ASP (WCT) Rip Curl Pro Portugal e no Estoril Open Portugal.

Foi Produtora Associada do Programa de TV “Just GR8” transmitido pelo Porto Canal e Positive TV Portugal, que são declarações em filme e vídeo sobre pessoas e movimentos que tentam inspirar e tornar este mundo um lugar melhor.

Produtora e Co-Curadora do TEDxTulum, Diretora de Eventos do Hotel Ahau Tulum, Co-Autora do livro “Sadhana Forest Children’s Land Manual” e autora do Jogo Mayoga da Majora.

Inez colabora com a Good Mood/Boom Festival em Sustentabilidade e Regeneração, é Co-Fundadora do Zero Waste Lab Portugal, uma associação sem fins lucrativos nascida da ideia de criar um Hub e um Laboratório que colaborem, de forma a mobilizar a sociedade para uma mudança de comportamento na criação e gestão de resíduos, envolvendo ativamente pessoas na pesquisa e teste de novas formas de intervir sobre resíduos, acessíveis a todos.

Porque queremos apostar numa oferta de formações no âmbito da sustentabilidade, recentemente convidamos a Inez Aires para fazer parte do elenco de Profs da Academia Gerador, ficando responsável pelo workshop Sustentabilidade em Eventos.

Espreita aqui para descobrires mais informações sobre os cursos e workshops que temos disponíveis na Academia Gerador.

Inez Aires Workshop Academia Gerador Sustentabilidade em eventos