Com um open call que se prolonga até ao início do ano de 2022, a associação Cultural JÁ (Jovens Artistas) pretende promover a arte, participar na cultura de forma ativa e ter um maior impacto na sociedade portuguesa a partir das novas gerações. As inscrições serão até 7 de Janeiro de 2022 e dedicam-se a artistas de todo o país.
A associação cultural sem fins lucrativos para jovens (re)desenha-se para receber jovens de todas as artes visuais, desenho, pintura, escultura, fotografia, ilustração, design, entre outras tantas áreas plásticas.
Com o objetivo de promover a arte, participar na cultura de forma ativa e ter um maior impacto na sociedade portuguesa através da dinamização de uma geração que consideram ser o futuro, a JÁ oferece a possibilidade de participação em exposições de arte, num podcast, venda das obras online, através do site oficial, divulgação nas redes sociais, experiências com a comunidade artística, entre outras.

Francisco Belo, um dos fundadores do projeto, afirmou anteriormente em entrevista ao Gerador que dão diversas as questões que este movimento e coletivo pretende levantar. Desde a Educação à centralização das Artes e do conhecimento, os jovens que preenchem a associação desmistificam argumentos que preocupam o movimento artístico nos dias de hoje: perceber o que falta para que o “interesse” seja recuperado pela arte e pela sua essência é a principal máxima. “É urgente pensar a Arte”, disse o jovem.
O desenvolvimento digital em simultâneo com a Arte, tendo em conta atual realidade tem vindo a ser essencial para os jovens. Chegaram “mais propostas”, “mais procura” e “mais ideias”. É desta forma que o open call também se dissemina nas redes sociais.
A associação acredita que pode fazer a diferença, "deixando uma marca na cultura e na arte em Portugal nos próximos anos", afirmam em comunicado. Criar uma comunidade com oportunidades para todos é um dos alicerces do movimento JÁ e a atenção e o olhar artístico são características que se fazem ouvir no projeto.
Texto de Patrícia Silva
Fotografia da cortesia do coletivo JÁ
Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.
